Na inauguração oficial do Centro Watson IoT da IBM, em Munique, a IBM e a rede VISA anunciaram uma parceria que irá permitir qualquer dispositivo conectado à Internet, no âmbito da Internet das coisas (IoT, da sigla em inglês), efetuar pagamentos seguros.
O projeto a desenvolver pela IBM e a VISA vai junta as capacidades cognitivas da plataforma Watson IoT da IBM, que permite às empresas conectarem-se a mil milhões de dispositivos, sensores e sistemas e extrair informações válidas, e os serviços de pagamento globais da rede VISA, que processa mais de 60% dos pagamentos de todo o mundo.
As duas companhias multinacionais pretendem transformar qualquer dispositivo conectado na rede IoT num potencial ponto de venda. O utilizador irá poder proceder a transações e pagamentos de forma segura a partir de um qualquer dispositivo, seja um relógio, um eletrodoméstico ou um automóvel.
A IBM indica, em comunicado, que as empresas passam “a poder usar o Visa Token Service (VTS), uma nova tecnologia de segurança incorporada na plataforma Watson IoT da IBM, que substitui as informações confidenciais encontradas em cartões de pagamento, como o número de conta de 16 dígitos, a data de validade e o código de segurança”, para a execução das transações e pagamentos.
Com a tecnologia VTS na plataforma Watson IoT, a IBM e a VISA podem passar a “suportar transações comerciais e pagamentos em grande parte dos 20 mil milhões de dispositivos conectados que se estima virem a existir na economia global até 2020”, e ainda passar a haver “experiências de consumo personalizadas” e acesso a recomendações pró-ativas “com base nas necessidades exclusivas dos clientes”. Um dos exemplos é a possibilidade do condutor poder pagar o combustível através de uma interação direta entre o carro e a bomba de gasolina.
A IBM refere ainda que “à medida que o ecossistema de automóveis se conecta à plataforma Watson IoT”, vão ser possíveis outras atividades como o condutor vir “a ser alertado quando a garantia ou a certificação do automóvel estiver prestes a expirar ou até se está a precisar de substituir peças. Com essas informações, o consumidor poderá encomendá-las com um simples toque de botão e agendar de seguida uma visita à sua oficina de referência”.
Para Harriet Green, General Manager, IBM Watson IoT, “a IoT está a mudar por completo o mundo que nos rodeia, seja ao permitir que as empresas alcancem níveis inimagináveis de eficiência ou que uma máquina de lavar garanta que nunca ficamos sem detergente”.
A Companhia IBM inaugurou oficialmente, em 16 de fevereiro, o Centro IBM Watson IOT em Munique, na Alemanha. “Um investimento de mais de 200 milhões de dólares, o maior da IBM nas últimas duas décadas na Europa, e onde já se encontram a trabalhar mais de 1000 especialistas provenientes de todo o mundo”.