As capacidades do robô NAO podem oferecer à indústria e às empresas condições para que estas se tornem mais competitivas e tomem decisões de negócio mais assertivas. O robô foi apresentado em Portugal pela IBM e permitiu diversas experiências que demonstraram a sua capacidade cognitiva.
O NAO incorpora a potência dada pela plataforma cognitiva IBM Watson. “Esta plataforma representa uma nova era da computação onde os sistemas têm a capacidade de entender o mundo da mesma forma que os seres humanos e fazem-no através dos sentidos, da aprendizagem e da experiência”, refere a IBM em comunicado.
Mas a plataforma IBM Watson vai mais longe e permite ler e compreender “em linguagem natural o significado e o contexto da informação para rapidamente encontrar informações relevantes, mesmo entre dados não estruturados”.
Em face da enorme quantidade de dados que é gerada diariamente em qualquer área, “o que irá diferenciar as organizações é a capacidade destas em compreender, analisar e tirar partido dos dados que são gerados diariamente”, referiu António Raposo de Lima, Presidente da IBM Portugal.
As empresas que começarem desde já a recorrer “à computação cognitiva terão uma vantagem competitiva muito relevante”, pois “através da computação cognitiva, será possível adicionar ao negócio digital, inteligência digital”.
A IBM coloca a plataforma IBM Watson ao serviço das organizações, dado que as suas “capacidades podem ser integradas em qualquer produto, serviço, processo ou sistema digital, o que significa que podemos adicionar a qualquer coisa digital algo de cognitivo, algo de pensante”, esclareceu o presidente da IBM Portugal.
As capacidades da IBM Watson estão disponíveis para as empresas a partir da cloud, e um dos exemplos é através da utilização de robôs, como o NAO que ser aplicado em diversas áreas como a saúde, o turismo, a banca ou a educação. Uma das aplicações do NAO é na indústria da hotelaria em que IBM e os hotéis Hilton Worldwide têm em curso um projeto-piloto, em que o robô se designa por Connie.
O robô Connie assuma funções como um concierge: dá recomendações aos hóspedes sobre atrações e locais turísticos mais próximos; restaurantes e características do hotel e responde a perguntas dos hóspedes.
Com recurso a APIs da IBM Watson o Connie trabalha como elemento de equipa da receção do hotel ajudando a personalizar a experiência do cliente.
Na indústria da banca, a IBM tem uma parceria com o banco japonês SoftBank onde é utilizado outro robô com as capacidades da IBM Watson. Neste caso o robô auxilia os clientes a tomar decisões mais informadas sobre as aplicações financeiras.
Atualmente a computação cognitiva é já uma realidade, e pode ser utilizada para dar resposta a muitas das questões em várias áreas de atividade, seja na hotelaria, nos hospitais, nos bancos, no comércio, na segurança, na consultoria e em muitas outras.