O Hyundai IONIQ 5 N da Hyundai Motor Company é o primeiro modelo 100% elétrico de alta performance da gama N. O veículo teve hoje, 13 de julho, a estreia mundial no Goodwood Festival of Speed em West Sussex, Inglaterra.
O novo veículo mostra a determinação da Hyundai em oferecer mobilidade de alta qualidade, em modelos N centrados no condutor. A marca N regressou ao Mundial de Ralis (WRC) em 2014 e sucesso em vários campeonatos mundiais levou a Hyundai a criar o primeiro veículo elétrico de alta performance da gama N.
O Hyundai IONIQ 5 N estabelece a Hyundai N como a potência tecnológica da Hyundai Motor e lidera tecnologias avançadas que serão partilhadas com todos os veículos elétricos da Hyundai, com o objetivo estratégico de aumentar a competitividade global da marca. O Hyundai IONIQ 5 N representa o primeiro passo e a marca indica que se seguirão outros modelos elétricos N.
“A Hyundai N é a ponta de lança da liderança tecnológica da Hyundai Motor Company”, afirmou Jaehoon Chang, Presidente e CEO da Hyundai Motor Company. “A combinação vencedora de conhecimentos tecnológicos e experiência em desportos motorizados da marca N está a expandir os limites do desempenho dos veículos, o que resultou mais recentemente no IONIQ 5 N, um veículo elétrico de alta performance. Os principais desenvolvimentos em torno deste veículo reforçarão ainda mais a competitividade de todos os modelos Hyundai no futuro.”
O Hyundai IONIQ 5 N combina a Plataforma Modular Global Elétrica (EGMP), com as tecnologias dos desportos motorizados e tira partido da experiência com os “Rolling Labs” (como por exemplo, os modelos RM20e, RN22e e N Vision 74), para maximizar as capacidades de alta performance deste veículo elétrico (EV) e garantir que cumpre os três pilares de performance da gama N: “Corner Rascal”, “Racetrack Capability” e “Everyda y Sportscar”.
“O Hyundai IONIQ 5 N foi desenvolvido para levar o prazer de condução a um novo nível, com a utilização das mais recentes tecnologias disponíveis. Com o Hyundai IONIQ 5 N, a gama N pretende proporcionar uma experiência de condução divertida caraterística dos Ns, independentemente de o veículo ser a gasolina, elétrico ou a hidrogénio”, afirmou Till Wartenberg, Vice-presidente e Diretor da Marca N e do Desporto Automóvel da Hyundai Motor Company.
Motor duplo com tração integral e manobrabilidade inspirada nas provas de rali, que suporta as capacidades de condução em curva (Corner Rascal)
As capacidades de condução em curva do Hyundai IONIQ 5 N começam com melhorias na estrutura da carroçaria (BIW) com 42 pontos de soldadura adicionais e 2,1 metros de adesivos suplementares. A montagem do motor e da bateria é reforçada, enquanto os subquadros dianteiro e traseiro do chassis são melhorados para uma maior rigidez lateral. Os eixos de tração integrados (IDA), inspirados nos veículos do Campeonato Mundial de Ralis, são aplicados à frente e atrás e reforçados para suportar um binário mais forte d o motor elétrico, reduzindo a massa não suspensa, juntamente com as jantes de alumínio de 21”.
Para melhorar a resposta e o feedback da direção, a coluna de direção do Hyundai IONIQ 5 N foi reforçada para melhorar a rigidez. Além disso, o veículo dispõe de um sistema N R MDPS (Rack Mounted Motor Driven Power Steering), com uma relação de direção mais elevada e um feedback de binário melhorado. Estas melhorias resultam numa experiência de direção mais direta e comunicativa, que incutirá maior confiança nos condutores.
O N Pedal foi desenvolvido como uma solução para lidar com o peso e o tamanho inerentes aos veículos elétricos, enquanto visa alcançar as caraterísticas de resposta rápida de manobrabilidade verificadas nos Hyundai i20 N WRC, ve ncedores de provas nos Mundiais de Ralis. Esta função de software inteligente, presente no Hyundai IONIQ 5 N, foi concebida para proporcionar um comportamento de viragem instantâneo e uma maior sensibilidade do acelerador. Com base numa tecnologia semelhante utilizada no sistema de travagem regenerativa do i Pedal, o N Pedal dá prioridade a curvas rápidas e emocionantes, em detrimento da eficiência energética. Ao utilizar a força de desaceleração, é criada uma transferência de peso agressiva, resultando num a entrada em curva mais acentuada.
O N Drift Optimizer ajuda a manter o ângulo de deslizamento através do equilíbrio de vários controlos do veículo que respondem a estímulos em tempo real. A função Torque Kick Drift integrada permite ao condutor simular a ação de pontapé da embraiagem dos veículos de combustão interna com tração traseira, para cenários de condução que requerem uma iniciação mais imediata de deslizamento. Este é o resultado de uma sofisticada tecnologia de controlo eletrónico.
O N Torque Distribution proporciona uma distribuição de binário totalmente variável à frente e atrás, que pode ser ajustada em 11 níveis. O e-LSD no eixo traseiro otimiza o desempenho e o controlo em curva. Sensores de roda adicionais e uma maior capacidade de amortecimento, com um tamanho de amortecedor aumentado, alargam a amplitude de desempenho da suspensão controlada eletronicamente.
Sistema de potência elétrico melhorado, arrefecimento da bateria reforçado e N Brake Regen aumentam a capacidade de desempenho do veículo em pista
Este potente veículo elétrico beneficia de várias melhorias técnicas. Os seus motores elétricos atingem as 21.000 RPM, fornecendo 478 kW / 650 cv com o N Grin Boost. Isto é o resultado do inversor de duas fases, com maior eficiência energética para proporcionar uma maior potência de saída da nova bateria de 84 kWh.
Várias caraterísticas exclusivas contribuem para o desempenho em pista do veículo. O N Grin Boost maximiza a aceleração com um incremento de potência por 10 segundos e o N Launch Control proporciona três níveis de tração diferentes para o arranque mais rápido possível, permitindo aos condutores arrancar com o seu veículo como um carro de corrida profissional. O Track SOC calcula automaticamente o consumo da bateria por volta.
O Hyundai IONIQ 5 N estabelece uma nova referência para a gestão térmica, em situações exigentes de pista. Comparado com os seus concorrentes, o Hyundai IONIQ 5 N apresenta uma maior resistência à redução da potência induzida pelo calor – perda da potência máxima devido ao sobreaquecimento.
Sistema melhorado de gestão térmica da bateria, com maior área de arrefecimento, melhor radiador do óleo do motor e refrigerador da bateria. Os radiadores independentes para a bateria e o motor maximizam a resistência do Hyundai IONIQ 5 N à degradação do desempenho antes e durante uma condução intensa na estrada.
Antes de conduzir, o condutor pode utilizar o pré-condicionamento da Bateria N para otimizar as células da bateria de forma a obter a temperatura mais eficiente em termos energéticos, escolhendo entre o modo “Drag” para uma curta explosão de potência máxima ou o modo “Track” que otimiza a temperatura mais baixa possível da bateria para mais voltas.
A função N Race otimiza adicionalmente a resistência do EV no circuito, dando aos condutores um controlo mais direto sobre a utilização de energia do carro. O N Race aplica uma abordagem derivada dos desportos motorizados para maximizar os recursos, com vista a obter os tempos mais rápidos possíveis. Enquanto este tipo de alteração de configuração exigiria normalmente uma equipa de mecânicos e equipamento, o IONIQ 5 N oferece-o com a facilidade de premir apenas alguns botões.
Com o N Race, os condutores têm a opção estratégica de dar prioridade a “Endurance” ou “Sprint”. A “Endurance” maximiza a autonomia na pista de corridas. Isto é conseguido limitando o pico de potência, o que resulta num aumento mais lento da temperatura. Comparativamente, o “Sprint” dá prioridade à potência e fornece picos mais curtos de energia total. Isto ajudará os condutores a gerir com precisão a sua estratégia energética e a criar uma janela de desempenho ideal para atingir os seus objetivos de desempenho de condução.
O Hyundai IONIQ 5 N possui travões N-tuned, que representam o sistema de travagem mais potente da Hyundai. Apresenta discos dianteiros de 400 mm de diâmetro com pinças monobloco de quatro pistões e discos traseiros de 360 mm. Estes travões são construídos com novos materiais leves e fluxo de ar otimizado, para uma melhor eficiência de arrefecimento. Além disso, o sistema de travagem regenerativa, normalmente utilizado para aumentar a eficiência, foi reinterpretado no Hyundai IONIQ 5 N para melhorar o desempenho da travagem. Funciona como a principal fonte de força de travagem, enquanto os travões mecânicos complementam a força de travagem adicional quando necessário, assegurando uma maior durabilidade em pista.
Para responder às duras exigências de travagem, os engenheiros da Hyundai N conceberam o N Brake Regen, um sistema de travagem regenerador específico para o Hyundai IONIQ 5 N. Oferece um máximo de 0,6 G de força de desaceleração – um valor líder na indústria -apenas através do N Brake Regen e mantém-se acionado sob a ativação do ABS com um máximo de 0,2 G. O risco de fadiga dos travões devido ao peso relativo do veículo eletrico é minimizado através da maximização da potência de travagem regeneradora, o que resulta numa menor força de travagem aplicada aos travões mecânicos.
A combinação perfeita entre o N Brake Regen e os travões hidráulicos cria uma transição suave, que é impercetível para o condutor. Além disso, a travagem com o pé esquerdo permite que o pedal do travão e do acelerador funcionem ao mesmo tempo, durante a condução em estrada.
Tecnologia de ponta proporciona diversão emocional num automóvel desportivo adequado a uma utilização quotidiana
Como veículo desportivo para o dia-a-dia, o Hyundai IONIQ 5 N proporciona uma sensação de mudança de velocidades envolvente e uma condução emocional através da integração do N e-shift e do N Active Sound +. O N e-shift proporciona um sentimento de controlo sobre a entrega de potência e a sensação de mudança de velocidades, enquanto o N Active Sound + funciona coletivamente para proporcionar não só um som num veículo elétrico futurista, mas também sons de motor e escape semelhantes aos de um motor de combustão interna, que proporcionam uma experiência mais envolvente ao volante.
Os engenheiros da Hyundai N desenvolveram as funções N e-shift e N Active Sound + para proporcionar um maior feedback ao condutor e, consequentemente, um controlo mais preciso da condução dinâmica do Hyundai IONIQ 5 N.
O N e-shift simula a transmissão de dupla embraiagem de oito velocidades dos automóveis N com motor de combustão interna. Simula uma mudança de velocidade através do controlo da saída de binário do motor e simula a sensação de solavanco entre mudanças. Como resultado, proporciona uma experiência de condução mais precisa e interativa que se aproxima mais dos veículos com motor de combustão interna do que os veículos elétricos anteriores.
O N Active Sound+ está associado ao N e-shift para melhorar a experiência de condução dos veículos elétricos, criando uma experiência sensorial mais envolvente e emocionante para o condutor. Incorpora um sistema de 10 altifalantes (oito internos e dois externos), que oferece três temas sonoros distintos. O tema “Ignition” simula o som dos motores 2.0T dos Ns e o tema “Evolution” proporciona um som caraterístico de alta performance inspirado no RN22e. O tema “Supersonic” é um conceito único inspirado nos aviões de combate bimotores a jato, com volume variável durante as curvas. O objetivo do N Active Sound+ é fornecer aos condutores uma referência acústica para avaliar a potência utilizada.
O Hyundai IONIQ 5 N também está equipado com o N Road Sense, que recomenda automaticamente a ativação do Modo N, quando são detetados sinais de trânsito de curva dupla, permitindo que os condutores aproveitem ao máximo cada segundo da sua condução (apenas na UE).
Tal como o Hyundai IONIQ 5 de série, a variante N está equipada com o sistema V2L (Vehicle-to-Load), que permite ao condutor utilizar a energia da bateria do veículo elétrico para carregar dispositivos, tais como uma bicicleta elétrica, equipamento elétrico de campismo ou eletrodomésticos -mesmo quando o veículo está desligado.
Elementos de design que melhoram o desempenho, para inspirar uma condução apaixonante
O exterior do Hyundai IONIQ 5 N acrescenta muitos elementos de design que melhoram o desempenho, tais como peças de acabamento pretas e um spoiler traseiro tipo asa, que realçam os aspetos desportivos face ao modelo de série e maximizam o seu potencial de condução em pista.
O modelo N distingue-se ainda mais do Hyundai IONIQ 5 com uma alteração das proporções. É 20 mm mais baixo no total, 50 mm mais largo na parte inferior para acomodar pneus mais largos e 80 mm mais comprido devido ao difusor mais proeminente.
Na frente, existe um painel gráfico N Mask com uma rede funcional, juntamente com uma cortina de ar e aletas de ar para um arrefecimento adicional. Um spoiler percorre a parte inferior do para-choques para enfatizar a posição rebaixada da frente do automóvel e transmitir a sua intenção de desempenho. O “Laranja Luminoso” exclusivo na parte inferior da cobertura preta do para-choques dianteiro continua ao longo das saias laterais, conferindo ao Hyundai IONIQ 5 N um visual de carro pronto para correr em pista.
Esta impressão é ainda reforçada pelas jantes de alumínio forjado de 21”, equipadas com pneus Pirelli P-Zero 275/35R21 de elevada aderência, para uma condução e manobrabilidade melhoradas e uma melhor aderência em pista.
Na traseira, o proeminente spoiler em asa, exclusivo para a versão N, juntamente com o difusor traseiro e a saída de ar com um contorno de cor de laranja, ajudam a controlar o fluxo de ar para otimizar o desempenho aerodinâmico, realçando ainda mais a capacidade de alta performance do Hyundai IONIQ 5 N. Integrada no spoiler está uma luz de travão HMSL triangular exclusiva para o N. Por baixo da escotilha traseira encontra-se uma cobertura do para-choques preta exclusiva N com gráficos refletores em forma de bandeira axadrezada. Existe também um limpa para-brisas traseiro.
O interior do Hyundai IONIQ 5 N transmite o visual da gama N com a aplicação de elementos da marca N, incluindo o volante, os bancos, as embaladeiras das portas e os pedais metálicos, etc., e está otimizado para a condução em estrada.
O volante N, recentemente concebido, apresenta pela primeira vez o logótipo N, ladeado por botões N que definem o modo de condução pretendido, organizados de acordo com as preferências do condutor. Os modos de condução podem ser personalizados e conjugados com cada botão em várias combinações, para maximizar o espírito de condução divertido do Hyundai IONIQ 5 N. O botão N Grin Boost, posicionado às 3 horas, permite um acesso instantâneo e intuitivo, para maximizar a aceleração e a diversão na condução. As patilhas estão posicionadas de forma ideal, ao alcance da ponta dos dedos do condutor, para ativar as funções N e-shift e N Pedal.
A consola central do Hyundai IONIQ 5 N está otimizada para a condução em pista com joelheiras e apoio para as canelas, bem como um apoio de braço deslizante. Uma extensão da parte inferior da consola aumenta a sua rigidez, para apoiar ainda mais a condução desportiva. Para uma utilização quotidiana, oferece também um USB tipo C, um carregador sem fios e suportes para copos.
Os bancos N têm apoios reforçados, para que, mesmo que ocorra uma forte aceleração lateral durante uma curva apertada, suportem firmemente a parte superior e inferior do corpo, para manter uma postura de condução estável em todos os momentos. Os bancos desportivos N estão posicionados cerca de 20 mm mais abaixo em comparação com a o Hyundai IONIQ 5, sendo concebidos para clientes que procuram uma condução de alta performance. Os emblemas N estão dispostos à frente e atrás do banco, com iluminação de boas-vindas à frente. O tema de design em dois tons dos bancos desportivos estende-se à traseira.
Devido à natureza da condução dos veículos N, os pedais do Hyundai IONIQ 5 N estão otimizados para o contato com os pés em cenários de condução em pista que envolvam sobreviragem, drifting e deslizamentos em potência, reduzindo o risco de escorregamento dos pés na condução com dois pés. O apoio para os pés está aperfeiçoado para manter uma postura de condução estável em todos os momentos, incluindo fortes momentos de desaceleração.
O novo tema de bandeira axadrezada – inspirado nos icónicos pixéis paramétricos do Hyunai IONIQ 5 – pode ser encontrado nos painéis das portas, nos pedais metálicos e no apoio para os pés, representando o espírito desportivo da gama N.
À semelhança do Hyundai IONIQ 5, são aplicados materiais sustentáveis em todo o Hyundai IONIQ 5 N, incluindo a decoração da porta em simulacro de papel reciclável, fio BIO PET proveniente da cana-de-açúcar, fio PET reciclado proveniente de garrafas PET recicladas, BIO TPO proveniente da cana-de-açúcar e couro eco-processado. O Hyundai IONIQ 5 N também utiliza tinta com pigmentos de pneus reciclados e tecido de revestimento dos bancos em poli Alcantara reciclado.