Numa paisagem inconfundível que a natureza traçou e o esforço da população moldou, a região do Douro vem continuando a oferecer desafios cativando empreendedores. O empreendimento turístico do Grupo Terras & Terroir na Quinta São José do Barrilário, em Armamar, é um exemplo da forte ligação entre a tradição e a região.
Com o novo hotel de luxo da Quinta São José do Barrilário, o Grupo Terras & Terroir amplia o seu portefólio empreendedor. O Douro Wine Hotel & SPA da Quinta São José do Barrilário apresenta-se como uma janela de cinco estrelas aberta para o rio e para os incomparáveis socalcos durienses.
Uma unidade hoteleira que inclui: 31 unidades de alojamento, sendo 27 quartos e quatro suites, com áreas entre os 28 e os 50 metros quadrados; infinity pool exterior; SPA panorâmico; restaurante; loja de vinhos e espaço para eventos. Um hotel que se insere num projeto que o grupo detido pelos empresários Maria do Céu Gonçalves, Álvaro Lopes e Paulo Pereira, ser indicador duma visão empreendedora e de compromisso com a região.
“Acreditamos que o Douro ainda tem muito para crescer, que tem potencial para desenvolver a sua proposta de valor. Pretendemos contribuir para essa evolução com uma oferta de qualidade superior, dentro do segmento de luxo, apostando num hotel de cinco estrelas que tem uma vista fantástica sobre o rio Douro e na revitalização das estruturas já existentes na Quinta, cumprindo a missão do grupo, de valorizar o património de Portugal”, frisou a administração do Grupo Terras & Terroir, citada em comunicado.
A Quinta São José do Barrilário, de um passado com registo de 1747, teve a recuperação da casa senhorial, convertida em palco privilegiado para a realização de eventos, e, também, da capela dedicada a São José.
Do passado, diz a lenda que, há muitos anos, ainda antes de 1747, um dos trabalhadores da quinta onde já se produzia vinho, ao lavar um dos barris, acidentalmente caiu dentro dele e rolou até ao ribeiro. Quando finalmente parou, agradeceu a São José, o santo padroeiro da capela. Assim nasceu a Quinta São José do Barrilário e, em homenagem a esse evento, todo o hotel foi inspirado nos barris de vinho.
Na revitalização dos espaços existentes e na edificação do hotel o arquiteto Henrique Gouveia Pinto pretendeu também, com uma cuidadosa seleção de materiais, refletir a autenticidade, a tradição e a profunda ligação com a região do Douro, e ao mesmo tempo proporcionar sofisticados níveis de conforto aos hóspedes visitantes.
O Douro Wine Hotel & SPA localizado a poucos quilómetros do troço da estrada N222 entre a Régua e o Pinhão, no meio das colinas e vinhas do Vale do Douro, vem aumentar a capacidade de alojamento de elevada qualidade na região duriense. De lembrar que o Grupo Terras & Terroir, possui também o The Wine House Hotel da Quinta da Pacheca, de cinco estrelas, o Folgosa Douro Hotel e as Vila Marim Country Houses, com perfis distintos mas igualmente cativantes.
O Hotel do Barrilário disponibiliza aos hóspedes um conjunto diversificados de experiências, como visitas à quinta, piqueniques, provas de vinhos com a marca São José do Barrilário, cooking classes, workshops de cocktails, caminhadas pelas vinhas, passeios de bicicleta elétrica, stand up paddle, canoagem e passeios de barco.
Os hóspedes podem usufruir do Terroir Vineyard SPA, com duas salas de tratamento, sauna, jacuzzi e circuito de relaxamento, bem como do Restaurante Panorâmico, onde o chef Luís Guedes, que conta com passagens anteriores pela Quinta da Pacheca e pela Quinta Dona Adelaide, propõe uma cozinha de conforto, confecionada com amor e respeito pelo produto, aliados a técnicas modernas. O restaurante está aberto ao almoço e jantar para hóspedes e para passantes.
Os serviços do hotel incluem bar, vallet parking, concierge, receção 24 horas e serviço de lavandaria. Os 31 quartos têm vista para as vinhas ou o rio, apresentando comodidades como ar condicionado, minibar, varanda, casa de banho, televisão com ecrã plano ou acesso à internet sem fios.
As camas das unidades de alojamento são um dos elementos em destaque, com a recriação das formas de barris, remetendo para a caricata origem do nome da propriedade de 28 hectares. Esse foi, aliás, o mote para a conceção e decoração do hotel.