A GE HealthCare e o Hospital de Santa Maria Porto anunciam a instalação de um sistema, composto por um arco cirúrgico, que proporciona uma visualização 3D intraoperatória. O inovador sistema é o primeiro a ser instalado na Península Ibérica.
A instalação do equipamento na unidade hospitalar privada no Porto, reconhecida internacionalmente nas especialidades de Ortopedia, Traumatologia e Medicina Desportiva, é um marco tecnológico que promete transformar a forma como as cirurgias de coluna são realizadas, garantindo uma maior segurança e precisão nos procedimentos, tanto para a equipa clínica como para os doentes.
“Este equipamento representa uma melhoria substancial, especialmente nas cirurgias minimamente invasivas. A possibilidade de visualizar a anatomia em três dimensões permite-nos ter uma visão precisa das estruturas ósseas e colocar implantes com muito mais segurança”, referiu Rui Pinto, pioneiro em cirurgia de coluna fundador da Sociedade Portuguesa de Patologia de Coluna (SPPC).
O médico-cirurgião acrescentou que “na prática, podemos evitar erros que, no passado, poderiam resultar na necessidade de reintervenções. Com o equipamento, estamos a operar com uma margem de erro significativamente menor, quase inexistente.”
O sistema combina as vantagens da imagiologia 2D, que é amplamente utilizada nos blocos operatórios, com a avançada tecnologia de imagem 3D, o que leva a um aumento da eficiência e segurança dos procedimentos. O sistema, desenvolvido em colaboração com profissionais de saúde, possibilita uma visão tridimensional precisa, essencial para procedimentos de alta complexidade, como as cirurgias de coluna.
Rui Pinto explicou que “com este equipamento, é como se tivéssemos um TAC no bloco operatório, o que nos permite visualizar em tempo real o posicionamento dos implantes”.
Uma outra importante caraterística do sistema é a sua mobilidade o que permite que seja utilizado em várias salas cirúrgicas. Uma flexibilidade que otimiza os recursos do hospital. Para os doentes o equipamento é um aliado essencial face à crescente procura por cirurgias minimamente invasivas, dado permitir intervenções mais seguras e eficazes, com menores incisões e recuperação mais rápida dos doentes pós intervenção.
O Diretor-Geral da GE HealthCare em Portugal, Rui Costa, sublinhou: “A instalação do OEC 3D no Hospital de Santa Maria Porto é um passo importante na nossa missão de melhorar a qualidade dos cuidados de saúde através da inovação tecnológica. Este equipamento oferece benefícios extraordinários para os profissionais de saúde e, acima de tudo, para os doentes, proporcionando cirurgias mais seguras e eficazes.”
Com esta nova aquisição o Hospital de Santa Maria Porto reforça o que assume como compromisso: manter-se na vanguarda das inovações cirúrgicas, acompanhando a evolução das técnicas minimamente invasivas e garantindo aos seus doentes os melhores cuidados de saúde.