A Holanda vai contruir um reator e um centro de saúde nuclear em Petten para produzir radioisótopos médicos para diagnóstico e tratamento de câncer. O projeto PALLAS vai receber financiamento de ajuda do Estado no montante de 2 mil milhões de euros.
A Comissão Europeia que aprovou o financiamento, sob as regras de auxílio estatal da UE, indica que a medida contribui para garantir a segurança do fornecimento de medicamentos essenciais e que salvam vidas, em linha com a Estratégia Farmacêutica para a Europa.
O novo reator substituirá o reator de alto fluxo existente, um dos líderes mundiais na produção de isótopos médicos, em operação desde 1961. O novo reator está previsto para começar a operar no início da década de 2030. O centro de saúde nuclear processará os isótopos médicos produzidos pelo reator em radioquímicos, que serão então processados em radiofármacos que podem ser administrados a pacientes para o diagnóstico e tratamento de várias doenças, incluindo cancro.
A Comissão Europeia indica ainda que o reator e o centro de saúde nuclear também serão usados para conduzir atividades de investigação, desenvolvimento e inovação tanto no campo da medicina nuclear quanto da tecnologia de energia nuclear. No entanto, eles não serão usados para produzir energia.
A ajuda assumirá a forma de empréstimos e capital para uma empresa recém-criada, a NewCo, que construirá e operará o reator e o centro de saúde nuclear. A NewCo resultará da fusão da Fundação PALLAS criada pela Holanda em 2013 para gerir a fase preparatória do projeto e do Grupo de Investigação e Consultoria Nuclear que opera o reator de alto fluxo existente.