Os 88 helicópteros H225M atualmente em serviço, em seis países em todo o mundo, ultrapassaram as 100.000 horas de voo, depois da primeira entrega à Força Aérea Francesa em 2006. A aeronave foi rapidamente colocada em missão pela Força Aérea Francesa no Líbano quando em 2006 o H225M, também conhecido como o Caracal, foi usado na evacuação, com sucesso, de cerca de 300 pessoas.
O H225M, da Airbus, de 11 toneladas métricas, tem vindo a provar desde 2006, a confiabilidade e durabilidade em condições de combate em áreas de crise como o Afeganistão, Chade, Costa do Marfim, República Centro-Africana e Mali, além do apoio a operações lideradas pela OTAN na Líbia.
“Estamos entusiasmados por ver que o H225M atingiu este marco simbólico com helicópteros a voar nos diferentes cantos do globo e em alguns dos teatros de operação mais duros”, referiu Michel Macia, diretor do programa Super Puma da Airbus Helicopters.
O responsável da Airbus acrescentou que a “aviónica de última geração e piloto automático de quatro eixos de renome mundial, a excecional capacidade de carga e de carga combinada, a grande cabine projetada para transportar 28 soldados e um poderoso sistema de guerra eletrónica e de armamento ar-terra e ar-terra, permite que os operadores do H225M possam realizar as missões mais exigentes.”
O H225M opera tanto a partir de navios como a partir de terra, mesmo em condições de formação de gelo. O helicóptero tem uma capacidade de suportar a compatibilidade de óculos de visão noturna. A excecional capacidade de alcance de 1.296 km pode ser ampliada com recursos a reabastecimento em voo, permitindo tempos de voo de até 10 horas, como foi já demonstrado pela Força Aérea Francesa, em condições operacionais.
O H225M, um membro da família Super Puma, é considerado como um multiplicador de forças pela França, Brasil, México, Malásia, Indonésia e Tailândia. A Airbus indicou que a Força Aérea Real da Tailândia renovou recentemente a confiança na aeronave com uma subsequente ordem de contrato para quatro aeronaves destinadas a missões de busca e salvamento em combate e transporte de tropas.
A Airbus indicou também que “outros clientes recentes do H225M incluem o Kuwait, que assinou um contrato em 2016 para 30 aeronaves e Singapura. O H225M continua a atrair o interesse de governos de todo o mundo como uma poderosa aeronave multifuncional capaz de dar resposta às diversas necessidades operacionais.