Quarenta e quatro vozes sobre a direção de um dos mais emblemáticos maestros e diretores artísticos de coros transformaram o espaço da Igreja do Mosteiro dos Jerónimos num espaço de música, ou melhor num ambiente em que a harmonia transcendia os sentimentos e os envolvia.
É conhecida a expressão artística das composições musicais dos coros dirigidos por Tony Araújo, e não é a primeira vez que passa por Portugal com o Grupo Coral de Jovens de Vancouver, e ontem foi possível rever, na Igreja dos Jerónimos, a excelência da qualidade artística da performance musical.
Todos os sons e ritmos se desenvolviam numa melodia, tal como numa orquestra em que os diversos instrumentos têm lugar, o grupo coral dos jovens era um único e ao mesmo tempo quarenta e cinco (incluindo o maestro). Cada som, como cada palavra, é levada ao extremo, entra no corpo, transforma os sentidos. É o sentir da melodia, o seu sentido profundo de ser levado pelo fluido criado ao ritmo de cada acorde.
O ‘St Patrick Regional Secondary Concert and Chamber Choirs’ é constituído por alunos do ensino secundário do 10º ao 12º ano. Um coro que já realizou concertos em várias cidades na América do Norte, na América do Sul, na Europa e na Ásia, executado música coral “em todos os estilos e géneros, com um repertório que se estende pelos séculos e pelos quatro cantos do mundo.”
Convidado a participar, em 1999, no Gold Festival, no Kennedy Centre for the Performing Arts, na cidade de Washington D.C., nos Estados Unidos, tem desde essa data sido galardoado em muitos eventos e festivais, noutras cidades dos Estados Unidos, tais como S. Francisco, Chicago, Salt Lake e Nova Iorque.
De entre outros países, para além do Canadá e dos E.U.A, o grupo coral de jovens de Vancouver já realizou concertos em Cuba, França, Inglaterra e Portugal, e gravou cinco CDs. Destaca-se ainda a atuação em Carnegie Hall e nas Nações Unidas.
O diretor artístico Tony Araújo, como mestre, maestro e professor promoveu “o programa de música coral de St. Patrick Regional Secondary em Vancouver B.C, “que semeou as raízes para os prémios alcançados pelo grupo coral.”
Tony Araújo é para além de diretor do coro de Vancouver, diretor artístico de outros grupos corais, como o ‘Coral British Columbia Boys Choir’, com o qual já vez tournées na China, Austrália, Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha, Bélgica, Holanda e Costa Rica. É também fundador e Diretor Artístico do Coro de Colégio de Câmara Corpus Christi.
O maestro é frequentemente convidado para realizar palestras e ensinar por todo o noroeste do Pacífico, tendo sido distinguido “pelo Governo do Canadá com o prémio ‘Prime Minister’s Award for teaching Excellenc’ entregue pelo Primeiro-Ministro Canadiano para distinguir aqueles que se notabilizam no ensino pela sua excelência.”
Tony Araújo refere, na apresentação do concerto, que é uma “honra ter a oportunidade de cantar em Portugal”, e considera ser esta “uma experiência e uma tournée muito especial”. Dado que o maestro é um luso-canadiano, descendente de pais portugueses, mãe natural da freguesia de Serzedo, em Guimarães e pai natural de S. Julião dos Passos, em Braga.