Governo aprovou Fundo de Apoio ao Turismo, Cinema e Audiovisual, com 50 milhões de euros. O fundo prevê um novo sistema de apoio à produção cinematográfica e audiovisual e incentivo à captação de filmagens internacionais para Portugal, de grandes eventos internacionais e de desenvolvimento de produtos que promovam atratividade dos destinos portugueses.
O novo sistema tem como objetivo incentivar projetos que contribuam para reforçar o posicionamento do país enquanto destino de filmagens e destino turístico, para a coesão do território, para a redução da sazonalidade e para a sustentabilidade do turismo.
O Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e o Turismo de Portugal vão gerir o programa de apoio à produção cinematográfica e audiovisual e captação de filmagens internacionais para Portugal, com o objetivo de valorizar a imagem do território e dos recursos nacionais, indo ao encontro dos objetivos de política cinematográfica e audiovisual enquanto atividade cultural.
O Fundo constitui-se como um novo incentivo à produção e captação de filmagens em Portugal, para produções de cinema, audiovisual e Video On Demand (VOD) nacionais e estrangeiras, com um montante entre 25% a 30% de despesas elegíveis.