No seguimento das eleições realizadas em São Tomé e Príncipe, a 7 de outubro, em que não se verificou uma maioria partidária, tomou agora posse Jorge Bom Jesus como Primeiro-Ministro. O Governo português “saúda calorosamente” o novo Primeiro-Ministro, refere comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) português.
No comunicado o Governo português refere “a grande importância que atribui ao relacionamento bilateral entre Portugal e São Tomé e Príncipe, fundado em valores partilhados e profundos laços históricos e de franca amizade.”
“O Governo português expressa, assim, o seu empenho em trabalhar estreitamente com Sua Excelência o Primeiro-Ministro Jorge Bom Jesus e com o futuro Governo santomense no aprofundamento da relação entre os dois países, em todos os domínios da extensa cooperação bilateral”, conclui o comunicado do MNE.
Jorge Bom Jesus tem 56 anos de idade, licenciado em Literatura Moderna, em França, foi Ministro da Educação de 2012 a 2013, Diretor da Biblioteca Nacional, e atual presidente do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe – Partido Social Democrata (MLSTP-PSD).