Para presidente do Conselho de Administração do Teatro Nacional de São João é nomeado Pedro Sobrado, que reassumirá o lugar que deixou vago em outubro de 2023, quando iniciou funções na empresa pública Museus e Monumentos de Portugal.
Para presidente do conselho de administração da empresa pública Museus e Monumentos de Portugal é nomeado Alexandre Pais, historiador de arte e atual diretor do Museu Nacional do Azulejo.
No Instituto Público Património Cultural, o investigador João Soalheiro vai sucede ao arquiteto João Carlos Santos, que se encontrava designado em regime de substituição. Laura Castro que vinha exercendo funções como vice-presidente do Instituto em regime de substituição cessa essas funções.
Para diretora do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém é nomeada Margarida Donas Botto, Mestre em Recuperação do Património. O lugar foi deixado vago por Dalila Rodrigues que tomou posse como Ministra da Cultura, a 2 de abril de 2024.
Notas biográficas
■ Pedro Sobrado foi presidente do conselho de administração do Teatro Nacional de São João, entre 2018 e 2023, tendo anteriormente desempenhado funções no departamento de edições da instituição. Entre 2008 e 2018 trabalhou regularmente como dramaturgista.
Mestre em Estudos de Teatro e doutorado em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos, era desde outubro de 2023 presidente do conselho de administração da Museus e Monumentos.
Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior e pós-graduado em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, colaborou como autor, conferencista e formador em diversas instituições.
■ Alexandre Nobre Pais é doutorado em Artes Decorativas pela Universidade Católica Portuguesa, em 2012, com um mestrado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 1999, exerce funções de Diretor do Museu Nacional do Azulejo, desde 2021.
Participou na curadoria e organização de diversas exposições, no País e no estrangeiro, e possui diversa obra publicada em livros, catálogos, artigos científicos e de divulgação.
Foi premiado como “Museólogo do Ano” pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) em 2020.
■ João Soalheiro é doutorando em Letras, área de História Medieval, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e licenciado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa.
Foi diretor da Direção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo e subdiretor-geral da Direção-Geral do Património Cultural. Integrou como investigador o Centro de Estudos de História Religiosa, da Universidade Católica Portuguesa, onde é colaborador do Centro de História da Sociedade e da Cultura, desde 2007.
Consultor de organismos ligados ao património e do Ministério da Cultura, é autor de publicações nas áreas do Património Cultural, História e Cultura da Idade Média.
■ Margarida Donas Botto é Mestre em Recuperação do Património Arquitetónico e Paisagístico. Licenciada em História, variante em Arqueologia, pela Universidade de Coimbra, exerce atualmente as funções de técnica superior na Museus e Monumentos de Portugal.
De 2012 a 2023, foi Técnica Superior da Direcção-Geral do Património Cultural. Entre outras funções, foi produtora e autora do programa de rádio “Encontros com o Património”, transmitido semanalmente desde 2007 na TSF. É membro da Assembleia Geral do ICOMOS-Portugal e investigadora no Grupo de Artes no Centro de Estudos em Arte, Arqueologia e Ciências do Património.