O Conselho de Ministros aprovou hoje o Plano de Aquisição de Material Circulante para a CP-Comboios de Portugal que envolve um investimento para os próximos oito anos de um valor total de 168,21 milhões de euros.
O plano a aprovado autoriza a CP a lançar um concurso público internacional para a aquisição de 22 comboios, a executar entre 2019 e 2026. Da aquisição fazem parte 12 unidades automotoras bi-modo, adequadas para circularem em linhas eletrificadas e não eletrificadas, e 10 unidades elétricas, todas destinadas, essencialmente ao serviço regional da CP.
“Estas intervenções na infraestrutura ferroviária têm por objetivo promover o incremento da sua capacidade e aumentar os padrões de funcionalidade e operacionalidade da mesma, tornando assim possível a realização de serviços de transportes de passageiros detentores de elevados níveis de fiabilidade e regularidade, contribuindo assim para o aumento do recurso aos transportes públicos e contribuindo para o objetivo da descarbonização”, indicou o Governo em comunicado.
A aquisição dos 22 comboios vai ser financiada com recurso a fundos europeus estruturais e de investimento, no âmbito do financiamento FEDER e do Fundo de Coesão a vigorar no período de programação 2021-2027. A comparticipação nacional vai ser assegurada através do Fundo Ambiental, e que o Governo indicou ser possível ocorrer a partir de 2019.