Paris foi a cidade europeia escolhida pela Google para instalar o segundo Centro de Investigação de Inteligência Artificial na Europa, dado que a Google já possui um centro de investigação em Zurique, na Suiça. A Google possui também Centros no Canada e na China para além dos Estados Unidos.
O Centro de Inteligência Artificial de Paris vai dedicar-se a investigação sobre aprendizagem automática, linguagem e capacidade de visão de computador com aplicação nas áreas da saúde, ciência, ambiente e arte, para isso está previsto o recrutamento de centenas de engenheiros. A Google considera empregar em França mil técnicos.
Sundar Pichai, CEO da Google, escreveu que a opção pela França deve-se ao país possuir “todos os recursos para ter sucesso”, com “engenheiros de qualidade, excelentes empresários, um dos melhores sistemas educacionais do mundo, grandes infraestruturas e empresas globais de sucesso”
A Google emprega atualmente em França cerca de 120 engenheiros e vários investigadores que estão a trabalhar em Inteligência Artificial com aplicação no Google Chrome e em aplicações do YouTube.
Paris dispõe atualmente de um Centro de Inteligência Artificial da empresa Facebook que de acordo com o anunciado pela empresa deverá duplicar o número de engenheiros até 2022 e reforçar o investimento em 10 milhões de euros.