Gebalis oferece formação digital a 170 crianças e jovens de bairros municipais lisboetas

Gebalis oferece formação digital a 170 crianças e jovens de bairros municipais lisboetas
Gebalis oferece formação digital a 170 crianças e jovens de bairros municipais lisboetas. Foto: Rosa Pinto

A Gebalis promove, em parceria com a FUN CODERS ACADEMY, a segunda edição da Semana Digital Gebalis. Uma iniciativa de formação destinada a 170 crianças e jovens residentes em bairros municipais geridos pela empresa.

Os alunos, depois de escolherem os cursos, integram gratuitamente 18 turmas. Os vários cursos são de Scratch, Robótica, Edição de Vídeo, Construção de Sites e Comunicação Criativa.

Com este projeto, a Gebalis e as instituições parceiras pretendem promover a inclusão digital como uma alavanca para a inclusão social, ao potenciar a diferenciação dos jovens no mercado de trabalho. Os cursos permitem estimular o raciocínio lógico através de linguagem de programação, desafiar a criatividade de cada criança ou jovem e promover a coesão social dos territórios, através de jovens com mais oportunidades formativas.

“A missão da Gebalis passa pela promoção da qualidade de vida dos nossos moradores, indo muito além das questões habitacionais. Não queremos só reabilitar os bairros, queremos fazer parte do desenvolvimento das nossas crianças e jovens e da dotação das competências necessárias para a conquista dos seus sonhos e objetivos”, referiu Fernando Angleu, Presidente do Conselho de Administração da Gebalis, citado em comunicado da empresa.

Para Fernando Angleu o domínio de conhecimentos digitais é algo essencial numa sociedade cada vez mais tecnológica, sendo que “os valores associados a estas formações são muitas vezes incomportáveis para as famílias residentes nos nossos bairros”. O porta-voz da Gebalis enalteceu a iniciativa que “vai permitir oferecer estas ferramentas, possibilitando que as nossas crianças e jovens alarguem horizontes no que diz respeito à sua vida profissional e pessoal”.

Os cursos, que decorrem em dois turnos (manhãs e tardes), são ministrados por professores credenciados, num total de 15 horas (quatro dias x 3h30), com o último dia a contar com um evento de encerramento que reunirá as 18 turmas para a apresentação de um pitch por cada Bootcamp.