Sem tréguas, os bombardeamentos israelitas aéreos, terrestres e marítimos vêm ocorrendo por toda a Faixa de Gaza, com destruição de casas e outras infraestruturas civis. Também vêm ocorrendo Incursões terrestres, especialmente em Jabalya, e no leste e centro de Rafah.
Em resultado dos bombardeamentos e das incursões, entre as tardes de 22 e 23 de maio, foram mortos 91 palestinianos e 210 foram feridos, indicou o Ministério da Saúde de Gaza. Números que elevam para pelo menos 35.800 palestinianos mortos e 80.200 feridos desde 7 de outubro de 2023.
Entre os incidentes mortais relatados entre 21 e 23 de maio, estão os seguintes:
■ No dia 21 de maio, por volta das 15h00, seis palestinianos, incluindo uma criança, foram mortos e outros feridos quando uma casa foi atingida no bairro de As Sahaba, na cidade de Gaza.
■ Em 22 de maio, por volta das 0h35, seis palestinianos foram mortos quando um prédio residencial foi atingido na área de Beer An Na’aja, no Campo de Refugiados de Jabalya.
■ Em 22 de maio, às 0h50, 12 palestinianos, incluindo pelo menos quatro crianças e uma mulher grávida, foram mortos e outros feridos quando um local perto da fábrica Al Quds e uma casa foram atingidos na área de Az Zawayda, em Deir al Balah.
■ No dia 22 de maio, por volta das 19h55, quatro palestinianos foram mortos e outros feridos quando pessoas deslocadas internamente foram atingidas enquanto evacuavam um abrigo no Campo de Refugiados de Jabalya, no Norte de Gaza.
■ No dia 22 de maio, por volta das 13h05, seis palestinianos foram mortos e outros feridos quando um edifício residencial foi atingido no Campo de Refugiados de Jabalya.
■ No dia 22 de maio, por volta das 17h00, seis palestinianos foram mortos quando um edifício residencial foi atingido perto da rotunda de Al Jurn, na cidade de Jabalya.
■ No dia 22 de maio, por volta das 18h00, dez palestinianos foram mortos e 20 feridos quando um grupo de pessoas foi atingido na área de Az Zaytoun, na cidade de Gaza.
■ No dia 22 de maio, por volta das 22h45, oito palestinianos foram mortos e outros feridos quando uma casa foi atingida atrás da escola Al Ouruba, no Novo Campo de An Nuseirat, em Deir al Balah.
■ No dia 23 de maio, por volta das 00h30, pelo menos dez palestinianos, incluindo crianças e mulheres, foram mortos quando o quarto andar da Mesquita Fátima Az Zahra foi atingido no bairro de Ad Daraj, na cidade de Gaza.
■ No dia 23 de maio, por volta das 13h30, 16 palestinianos, incluindo 10 crianças, foram mortos quando um edifício de quatro andares foi atingido na cidade de Gaza.
Entre as tardes de 22 e 23 de maio, três soldados israelitas foram mortos em Gaza, indicaram as autoridades israelitas.
Em 22 de maio, por volta das 7h50, as forças israelitas terão libertado um número não confirmado de palestinianos detidos na passagem de Kissufim em Al Qarara, a leste de Khan Younis. Dos palestinianos libertados, três, incluindo uma mulher, foram transportados para o Hospital Al Aqsa em Deir al Balah.