A Fundação BIAL acaba de lançar a primeira edição do BIAL Award in Biomedicine. O novo prémio com um valor pecuniário de 300 mil euros tem como objetivo “reconhecer uma obra de grande qualidade e relevância científica na investigação biomédica, publicada após 1 de janeiro de 2010.”
Assim, o prémio permite “reconhecer as mais notáveis e relevantes descobertas científicas na área da biomedicina em todo o mundo”. O BIAL Award in Biomedicine que tem um caracter bianual.
Fundação BIAL pretende estimular as tendências atuais da Saúde, que preconizam a ligação entre a biologia, a genética e a medicina, e a relação com fatores ambientais, e a personalização de tratamentos e estratégias terapêuticas. Este prémio de investigação biomédica vai também “reforçar o trabalho da Fundação BIAL na promoção de uma maior aproximação entre a investigação básica e a clínica.”
O Júri independente do prémio é composto por 14 elementos e presidido por Fernando Lopes da Silva, Professor Emérito da Universidade de Amesterdão e coordenador científico do programa de Engenharia Biomédica do Instituto Superior Técnico, e inclui membros designados pelo European Research Council, Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, European Medical Association, Conselho Científico da Fundação BIAL, antigos vencedores do Prémio BIAL e editores do jornal Lancet e do Journal of the American Medical Association (JAMA).
Para Fernando Lopes da Silva, presidente do júri, “este novo e singular Prémio vai distinguir o que de mais notável está a ser feito na área biomédica”, e para isso, “os membros do júri vão ter uma tarefa muito desafiante e estão muito motivados para começar a analisar trabalhos. Premiar as descobertas mais notáveis e relevantes em biomedicina vai ser sem dúvida muito estimulante, mas é simultaneamente um grande repto”.
Luís Portela, presidente da Fundação BIAL, referiu: “É com grande satisfação que a Fundação BIAL lança este prémio que resume o nosso compromisso no reconhecimento e promoção da investigação científica publicada nos últimos anos”, e acrescentou: “O nosso júri inclui peritos de várias áreas, que acreditamos vão escrutinar os trabalhos nomeados e outorgar os 300 mil euros do prémio a uma investigação verdadeiramente merecedora”.
Os trabalhos candidatos ao BIAL Award in Biomedicine vão ser “selecionados por nomeação dos membros do júri, elementos do Conselho Científico da Fundação BIAL, antigos vencedores do Prémio BIAL e sociedades científicas”, para alem disso, “o júri poderá ainda convidar outras instituições científicas a submeterem propostas”.
A Fundação BIAL indicou que o “vencedor da primeira edição do BIAL Award in Biomedicine, que tem o Alto Patrocínio do Presidente da República, do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e da European Medical Association, será conhecido no primeiro trimestre de 2020.”