O Coordenador Humanitário do Território Palestiniano Ocupado, Muhannad Hadi, declarou que as Nações Unidas e as organizações humanitárias enfrentam a obstrução e a insegurança contínuas nos seus esforços para prestar assistência humanitária à população devastada em Gaza.
Muhannad Hadi referiu que, ontem, dia 9 de setembro de 2024, “uma equipa de doze membros da equipa da ONU, cujo movimento estava totalmente coordenado com as Forças de Defesa Israel, e cujos detalhes foram partilhados com eles antecipadamente, foram interrompidos a caminho de North Gaza para apoiar a terceira fase da campanha de vacinação de poliomielite em toda a Faixa de Gaza.”
O Coordenador Humanitário referiu que enquanto no posto de controlo a equipa da ONU foi informada de que a Força de Defesa Israelita queria reter dois membros da equipa da ONU no comboio para mais interrogatório. A situação evoluiu rapidamente, “com os soldados a apontar as suas armas diretamente em direção ao pessoal do comboio” das Nações Unidas.
Foram disparados tiros, e os tanques e escavadoras aproximaram-se e danificaram veículos das nações Unidas, colocando em perigo a vida dos funcionários da ONU dentro dos veículos.
O comboio de veículos das Nações Unidas manteve-se sob a mira de uma arma, enquanto os funcionários de nível sénior da ONU discutiram com as autoridades israelitas para desbloquear a situação. Os dois funcionários acabaram por ser interrogados, um a um, e depois libertados. Após sete horas e meia no posto de controlo, o comboio regressou à base sem poder cumprir a sua missão humanitária para apoiar a campanha de poliomielite.