A União Europeia (UE) está a reforçar a frota de aviões de combate a incêndios do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia. A UE está a financiar a aquisições, pelo Governo sueco, de dois novos aviões de combate a incêndios, que se destinam a integrar a reserva.
A frota do rescEU passa assim a dispor, para a época de incêndios em 2020, de 13 aviões e 6 helicópteros financiados pela UE.
Janez Lenarčič, comissário responsável pela Gestão de Crises afirmou: “Os fogos florestais podem surgir a qualquer momento e, devido às alterações climáticas, numa área cada vez mais vasta da Europa. Temos de estar prontos este verão. Quero agradecer aos nossos amigos suecos que estão a contribuir de forma significativa para a capacidade de combate a incêndios do rescEU. Tenho muito orgulho por a nossa frota europeia de combate a incêndios florestais estar a ser preparada da melhor forma possível para a época de incêndios deste ano.”
Capacidades de combate do rescEU
A UE está a financiar sete Estados-Membros da UE para a colocação de aviões e helicópteros à frota de combate a incêndios de 2020 do rescEU, que fiquem facilmente mobilizáveis para outros países em períodos de necessidade.
A reserva de combate a incêndios do rescEU é constituída por:
■ 2 aviões de combate a incêndios da Croácia;
■ 2 aviões de combate a incêndios de Chipre;
■ 1 avião de combate a incêndios da França;
■ 2 aviões de combate a incêndios da Grécia;
■ 2 aviões de combate a incêndios da Itália;
■ 2 aviões de combate a incêndios da Espanha;
■ 2 aviões de combate a incêndios da Suécia;
■ 6 helicópteros de combate a incêndios da Suécia.
Medidas de preparação e de acompanhamento para a época de fogos florestais de 2020
A Comissão Europeia indicou que vai continuar a acompanhar e a coordenar a preparação da época de fogos florestais deste ano, através dos seguintes recursos:
■ O Centro de Coordenação de Resposta de Emergência acompanhará a propagação dos fogos, em contacto próximo com as autoridades do país afetado.
■ Os serviços e instrumentos de acompanhamento nacionais e europeus, como o Sistema Europeu de Informação sobre Fogos Florestais (EFFIS na sigla inglesa), disponibilizam uma panorâmica dos dados europeus provenientes dos programas nacionais em matéria de fogos florestais.
■ Reuniões regulares com os Estados-Membros da UE e os Estados participantes no Mecanismo de Proteção Civil da UE, antes e durante a época de fogos, para troca de informações sobre o estado de preparação e os riscos de incêndio nos respetivos Estados.
■ O serviço de gestão de emergências Copernicus da UE pode ser ativado para cartografar fogos florestais por satélite.