A Boeing e a flyadeal anunciaram ontem, 21 de dezembro, que a companhia aérea do Médio Oriente vai ampliar a frota com aviões Boeing 737 MAX. Uma escolha tem por base a eficiência de combustível, o largo alcance e o conforto dos passageiros. A Boeing indicou que a companhia aérea comprometeu-se a encomendar 30 aviões e mais 20 em opção, um negócio avaliado em 5,9 mil milhões de dólares norte-americanos a preço de lista.
A flyadeal é uma subsidiária da Saudi Arabian Airlines, e oferece voos acessíveis dentro da Arábia Saudita. Durante o ano passado, a companhia aérea conduziu um processo de avaliação para 50 aviões narrowbody (fuselagem estreita) para apoiar o crescimento interno e a potencial expansão internacional. A flyadeal opera os novos Airbus A320, mas a companhia aérea indicou ter selecionado o 737 MAX para a sua expansão no futuro.
Saleh bin Nasser Al-Jasser, diretor geral da Saudi Arabian Airlines, referiu: “A procura por serviços de transporte aéreo no mercado doméstico do Reino da Arábia Saudita tem crescido exponencialmente. Uma nova marca, com uma nova identidade focada em baixo custo, a flyadeal trouxe ao mercado uma nova escolha, que foi recebida de forma muito positiva”.
Al-Jasser acrescentou: “A companhia aérea de baixo custo continuará a expandir-se rapidamente, e o aumento da frota alinha-se bem com a meta da flyadeal de aumentar sua presença no mercado doméstico e cobrir novos mercados fora da Arábia Saudita”.
A companhia aérea tem sede em Jeddah, e oferece voos para oito destinos domésticos, incluindo Riad, Jidá, Dammam, Qassim, Tabuk, Gizan, Madinah e Abha.
A flyadeal selecionou o 737 MAX 8, que tem capacidade para 189 passageiros numa configuração de uma classe. Em comparação com a atual frota de A320 operada pela flyadeal, o MAX 8 transporta mais 12 passageiros e proporciona 8% a menos de custos operacionais por assento.
“A flyadeal abriu voos mais acessíveis para milhões de passageiros e estamos reconhecidos que a companhia tenha escolhido o 737 MAX para impulsionar a sua expansão”, referiu Ihssane Mounir, vice-presidente sénior de Vendas Comerciais e Marketing da The Boeing Company. “Nós fornecemos aviões comerciais para a Arábia Saudita há mais de 70 anos e estamos ansiosos em finalizar este acordo e entregar nos próximos anos aviões avançados à flyadeal”.
A parceria da Boeing com a indústria de aviação da Arábia Saudita começou em 1945 com a entrega de uma aeronave DC-3 que deu origem a viagens aéreas comerciais no reino. Nas últimas sete décadas, as companhias aéreas do reino operaram quase todos os aviões comerciais da Boeing, incluindo o 707, o 737s Classics, o MD-11F, o 747, o 777 e o 787 Dreamliners.