O Vietname e o Banco Europeu de Investimento assinam memorando de entendimento para apoiar a implementação da Parceria para uma Transição Energética Justa (JETP) no Vietname. Criada uma linha de crédito que irá estabelecer um empréstimo-quadro que financiará projetos de apoio à descarbonização e à transição energética no valor de 500 milhões de euros.
Além do acordo de financiamento ao Vietname, a União Europeia (UE) vai disponibilizar 16,6 milhões de euros em assistência técnica à Agence Française de Développement (AFD) para apoiar a Electricity Vietnam (EVN) na preparação e implementação de projetos ligados à Transição Energética Justa. O mecanismo de assistência técnica acompanhará um total de mil milhões de euros de empréstimos soberanos e não soberanos concedidos no âmbito da Global Gateway, pela Equipa Europa (AFD, KfW e BEI).
Do lado político, a UE está a apoiar as reformas no sector da energia, nomeadamente para estabelecer as condições legislativas e técnicas – sobre energias renováveis, eficiência energética, linhas/redes de transmissão – para que a Transição Energética Justa funcione de forma sustentável, através do orçamento para a Transição Energética Sustentável. Programa de Apoio (SETP), no valor de 142 milhões de euros.
A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou: “ Hoje, estamos a dar um passo importante para apoiar a ambiciosa meta de zero emissões líquidas do Vietname para 2050. A Comissão Europeia, o BEI e o Vietname estão a estabelecer uma parceria para apoiar as energias renováveis, a transição e a segurança energéticas. Com este financiamento de 500 milhões de euros, a Global Gateway está a fazer a diferença para o povo do Vietname.”