O Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz – Film Art 2019, “um festival de cinema independente comprometido e dedicado a mostrar as obras de novos e consagrados realizadores do mundo do Cinema Independente”, decorre de 5 a 15 de setembro nas salas de cinema do Centro de Artes e Espetáculos e no Auditório do Museu Municipal da Figueira da Foz.
A Conquistapanorama, Associação Cultural, Figueira da Foz, responsável pela organização do Film Art 2019, indicou que ao Festival, as inscrições que terminaram no dia 31 de março, envolveram “mais de 1577 horas distribuídas por 1764 filmes oriundos de 123 países”.
Das obras candidatas à exibição no festival constam “293 longas-metragens de ficção, 208 documentários, 2885 curtas-metragens de ficção, 364 videoclips e 346 filmes produzidos em ambiente escolar”.
A Para além dos filmes a concurso, a Conquistapanorama indicou que vai, este ano, dar início a ciclos de cinema Europeu, e que o Cinema Espanhol vai ter no Film Art 2019 “um particular destaque com a exibição de 7 filmes de 7 décadas em 7 noites”.
O programa do festival ainda não está fechado, no entanto, e em conjunto com o Departamento de Física da Universidade de Coimbra vão ser comemorados os 50 anos da missão Apollo XI com exibição de filmes que ilustram as primeiras viagens espaciais tripuladas.
Para a agenda fica já a indicação de que o Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz vai, durante 11 dias, em setembro, propiciar a projeção de mais de 200 filmes e assim, dar mais de 200 razões para marcar estadia na Figueira da Foz.