Filipe Vaz, professor do Departamento de Física da Escola de Ciências e pró-reitor para Investigação e Projetos da Universidade do Minho (UMinho), foi distinguido com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Transilvânia de Brasov (UTBv), na Roménia.
A UTBv reconheceu o intenso trabalho que Filipe Vaz tem vindo a desenvolver nos domínios da excelência da investigação em ciência e engenharia dos materiais e destacou a “excelente colaboração” que vem mantendo há mais de 15 anos com a Universidade Romena.
A proposta para a atribuição da distinção ao investigador português foi apresentada pela Faculdade de Ciência e Engenharia de Materiais da UTBv, e foi aprovada por unanimidade pelos órgãos daquela Universidade.
Filipe Vaz, natural de Famalicão, tem 48 anos, e é licenciado em Ensino de Física e Química e doutorado em Ciências – especialidade em Física, pela UMinho, onde leciona desde 1992, e é investigador do Centro de Física da UMinho.
O investigador liderou e participou em dez projetos europeus e 16 nacionais financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pela Agência Nacional de Inovação, 11 projetos bilaterais e outros em parceria com empresas.
Em termos de produção em inovação e ciência é de destacar que tem três patentes, uma destas é internacional. É autor de cerca de 200 artigos científicos e de vários capítulos e livros, tendo orientado cerca de 50 estudantes de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento. Foi vice-presidente da Escola de Ciências, membro do Senado Académico e pró-reitor para os Novos Projetos de Ensino entre 2013 e 2017.