A Sociedade Europeia de Radiologia (ESR, sigla em inglês) distinguiu com medalha de ouro Filipe Caseiro Alves, professor catedrático de radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (UC). A medalha de ouro é entregue no dia 2 de março, em Viena, Áustria, durante o Congresso Europeu de Radiologia.
A distinção atribuída a Filipe Caseiro Alves, que também é diretor do Departamento de Imagem do Hospital da Universidade de Coimbra, é um “reconhecimento das suas principais realizações científicas, especialmente na área da radiologia gastrointestinal e abdominal”, indicou a ESR.
Filipe Caseiro Alves afirmou, citado pela UC, que esta “honrosa” distinção o deixa “profissionalmente muito feliz” e que tem muito significado “em termos de consolidação de um percurso profissional já longo”, e acrescentou: “Queria deixar expresso que esta distinção nunca teria sido possível sem a vivência diária do meu contorno profissional, materializada na Faculdade de Medicina de Coimbra e no Hospital da Universidade de Coimbra”.
O professor Filipe Caseiro Alves licenciou-se em medicina pela Universidade de Coimbra em 1982, tendo obtido o certificado de radiologia em 1990, e em 1991 recebeu o certificado europeu de ecografia clínica, tendo em 1998 concluído o doutorado em medicina interna e radiologia.
Ao longo do tempo Filipe Caseiro Alves foi membro do comité executivo da Sociedade Europeia de Radiologia Gastrointestinal e Abdominal, entre 2004 e 2013, e presidente em 2012-2013. Em 2016, recebeu a Medalha de Ouro da sociedade em reconhecimento pela contribuição para o desenvolvimento da sociedade e radiologia gastroabdominal na Europa.
Em Portugal é atualmente presidente da Sociedade Portuguesa de Radiologia e Medicina Nuclear e membro da Academia Nacional de Medicina.