A iniciativa, Festival Solar de Lisboa, que se insere como parceira da Semana Verde Europeia 2018, tem organização da Câmara Municipal de Lisboa e da Lisboa E-Nova-Agência de Ambiente e Energia de Lisboa, e apoio da Fundação EDP. O objetivo é comunicar e sensibilizar para o uso do sol como fonte de energia.
O festival inclui: exposição de tecnologias e produtos relacionados à energia solar; tribunal com brinquedos e contadores de histórias; praça de alimentação solar; corrida de carros solares; exposição “Arquitetura e Sustentabilidade”; Conferência European Green Capital Award; debate “O consumidor na transição energética”; compromissos musicais dedicados ao sol.
Durante quatro dias é possível participar num conjunto de ações como:
■ visitar exposições de fotografia e de protótipos de soluções tecnológicas de energia solar que são alimentadas pela energia solar, na Tenda Ciência;
■ testar uma casa autossustentável cuja única fonte de energia é o sol;
degustar refeições confecionadas por chefes em fornos solares na Cantina Solar;
■ fazer o test–drive de carros solares;
■ construir um robot pintor e uma cidade solar nas Oficinas da Universidade de Lisboa;
■ ouvir contos sobre o astro rei ou despedir-se, a cada final de tarde, ao som dos Cachupa Psicadélia – “Música para fazer fotossíntese”, JP Simões – “Luz do sol” ou Bruno Pernadas (Ensemble) – “The SUN RA Project”.