Os participantes no Festival Dinâmica de Mecanismos utilizam mecanismos que têm em conta os princípios da mecânica, procurando os melhores desempenhos, soluções criativas, design inovador e sustentabilidade ambiental. Uma competição que sobretudo fomenta o espírito de equipa.
A iniciativa que decorre das 9h30 às 16h30 vai permitir avaliar os melhores trabalhos que vão ser reconhecidos com prémios. A entrada é livre.
O hall central da Escola de Engenharia é o palco das três competições principais, que envolvem estudantes de Mecânica, Polímeros e Design de Produto da UMinho.
“Lançamento de Projéteis” consiste em preparar um mecanismo capaz de atirar com precisão e força, por exemplo, uma bola de ténis de mesa para determinado alvo.
Na “Corrida Só Acelera” o objetivo é construir um carrinho do tipo dragster para, acionado por uma mola, percorrer cinco metros o mais rápido possível.
Na “Corrida Só Desce” é preciso desenvolver um carrinho do tipo pinewood derby, usando um bloco de madeira de pinho, quatro rodas de plástico e quatro pregos.
Paulo Flores, o professor coordenador, Departamento de Engenharia Mecânica e ao Centro de Investigação em Microssistemas Eletromecânicos da UMinho, indicou: “Os alunos estão ansiosos para poderem demonstrar a eficiência e a performance de diversos mecanismos que elaboraram ao longo do ano letivo, com base nos conhecimentos científico-tecnológicos adquiridos.”
A Iniciativa que se insere nas atividades da disciplina “Integradora II” já captou o interesse do mercado, sendo apoiada por uma dezena de empresas e instituições, como o MIT Portugal, a BMW, a Porsche e a FNAC.
O Festival ibérico de dinâmica de mecanismos, que já tem uma dimensão comparável a eventos do género no Reino Unido, teve a génese há uma década, quando o professor José Luís Alves propôs aos alunos projetos de caráter aberto, ou seja, com várias soluções possíveis, através de protótipos físicos e virtuais, adequando a complexidade ao seu grau de formação e à sua ligação à profissão, valorizando desta forma a avaliação e a aprendizagem em contextos práticos.