O Festival Gastronómico dos Sabores Serranos está de regresso a São Julião, em Valença. Esta Xª edição decorre no fim-de-semana, 16 e 17 de setembro de 2023, com as célebres tasquinhas com vinhos e petiscos tradicionais e muita animação.
Após um interregno de quatro anos, o recinto do santuário de São Sebastião, em São Julião vai encher-se de uma ampla variedade de petiscos tradicionais, sobretudo, à base de porco, com destaque para o famoso leitão no caixote, e os vinhos locais.
A particularidade do Leitão no Caixote vem da forma original de confeção e do sabor único. Uma verdadeira iguaria, na textura, no sabor, na apresentação, que o torna irresistível para os apreciadores.
Entre os petiscos mais tradicionais, que são memória dos sabores de outros tempos, estão os fumeiros de chouriços, chouriças, chouriças de sangue, bem como o presunto, os rojões, a orelha de porco e muitos outros. O bolo do tacho, a broa de milho e o caldo verde de Valença, uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal, também fazem parte da mostra de sabores.
O festival arranca sábado, 16 de setembro, às 11h00, com a abertura oficial. Da agenda faz parte às 15h30 animação musical com concertinas e às 21h30 a atuação do grupo Almaviva.
No domingo, 17 de setembro, do programa consta o Trilho Serrano, com saída às 9h00, da Capela de São Sebastião. Com uma distância de 10 kms e um grau de dificuldade média o trilho está aberto à participação de todos os interessados com inscrição prévia pelos telefones 961818354 ou 917445901. A participação é gratuita e com direito a reforço.
A abertura do recinto, no domingo, está marcada para as 11h30 e para as 15h30 o Encontro de Folclore “Sabores Serranos” com a participação do rancho Folclórico de São Julião, a Identidade Lusa Grupo de Folclore e a Asociación Cultural e Xuvenil do traxe Tradicional de Tui.
Os Sabores Serranos são uma iniciativa da Junta da União das Freguesias de São Julião e Silva e do Rancho Folclórico de São Julião e contam com o apoio da Câmara Municipal de Valença e de empresários locais.