Caracóis de mil e uma maneiras, cerveja e animação, são os ingredientes principais do IV Festival do Caracol, que decorre a 28, 29 e 30 de setembro, em Vila Nova de Famalicão.
O evento, que é organizado pela WIDEHELIX, cooperativa de helicicultores do norte do país, com sede em Famalicão, tem como objetivo ‘abrir o apetite’ para um negócio que está com “um crescimento exponencial em Portugal”.
A WIDEHELIX é atualmente a única empresa na Europa com a Certificação ISO22000, no comércio de caracol, e após o sucesso das edições anteriores, a edição do festival deste ano vai mais uma vez dar a provar a qualidade do produto cultivado pelos vários produtores associados.
O festival, que se realiza na plataforma logística de Famalicão, vai explorar as diversas potencialidades gastronómicas ligadas ao caracol e divulgar, simultaneamente, a oferta de serviços e produtos de apoio à produção do caracol que a cooperativa disponibiliza.
Composta atualmente por 14 helicicultores do norte, a WIDEHELIX é uma cooperativa pioneira, nesta região do país. Através da plataforma logística de Ribeirão, em Vila Nova de Famalicão, a cooperativa controla todo o processo do negócio do caracol, desde a produção e transformação, até à comercialização, sendo que cerca de 95% da produção é vendida para o exterior.
A cooperativa e os associados têm como metas a valorização do setor da helicicultura, uma maior qualidade ao produto nacional, a inovação no mercado e impulsionar o volume de vendas. As áreas da formação e consultadoria estão também dentro das atividades a manter e desenvolver, indicou a WIDEHELIX.