O Festival de Música de Sintra, que vai na sua 54ª edição, arranca esta sexta-feira, 06 de setembro, pelas 21h30 no Centro Cultural Olga Cadaval. No palco o pianista Nelson Freire, e a Orquestra Gulbenkian dirigida pelo maestro Raphael Oleg, para um concerto para piano de Edvard Grieg e a 7.ª Sinfonia de Dvorák.
Um concerto que celebra a cumplicidade entre músicas e estilos, entre Grieg e Dvorák, compositores que assentam a sua música nas raízes dos seus países natais, a Noruega e a Checoslováquia.
No Grande Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval é destaque o pianista Nelson Freire, uma das maiores lendas vivas do piano, e que com apenas 19 anos, venceu o Concurso Vianna daMotta, em 1964.
Nelson Freire, o pianista brasileiro, revelou bem cedo ser uma criança prodígio e foi na sua juventude que se lançou numa carreira internacional impressionante, classificada como a de “um dos maiores pianistas desta ou de qualquer outra geração” pela revista Time. Carreira que mais recentemente lhe valeu o Lifetime Achievement Award pela “International Classical Music Awards”, que junta a uma lista de importantes condecorações oficiais em vários países.
“Da Corte às Ruas” é o tema da edição deste ano do Festival de Sintra, uma celebração dos velhos e novos mundos da música clássica. Até 1 de outubro há mais artistas, coros e orquestras para ouvir, um por todo o concelho de Sintra entre palcos, palácios e igrejas.