O Jazz Manouche é uma expressão musical, inspirada no guitarrista cigano de etnia Manouche, Django Reinhardt, do Quintette du Hot Club de France. O grupo tocava swing mas com a apropriação cigana sobre a influência de Django. A formação deste quinteto era particular por ser composto somente por instrumentos de cordas (três guitarras, violino e contrabaixo) e porque a improvisação de Stéphane Grapelli e Django Reinhardt era altamente criativa e enérgica.
“O Festival de Jazz Manouche de Almada contribui para que esta música se estabeleça em Almada fazendo de cada um de nós protagonistas, com a responsabilidade de divulgar e perpetuar esta música e viajar com ela, como é do feitio cigano, cumprindo o papel de discípulos”, explica a organização do festival, a Alma Danada Associação Criativa.
“Com o crescente número de simpatizantes do Jazz e deste género específico, através dos 10 anos de quintas-feiras de JAZZ’me levadas a cabo no Cine Incrível e pela experiência do ano anterior com o festival edição zero, pensamos que será enriquecedor continuar com a realização de um festival com a especificidade do Manouche que permite não só animar a rua, entretanto tornada pedonal, acrescentando as vertentes da dança, balboa e lindy-hop e ainda a vertente do cinema/documentário”, acrescenta a equipa de organização do festival.
FESTIVAL JAZZ MANOUCHE
Local: Cine Incrível em Almada
Programação:
Dia 27 de maio
15h30 às 17h30 – Masterclass Romain Vuillemin
22h00 – Concerto Ismael Cabaleiro – Tributo a Stéphane Grappelli
23h30 – Concerto Romain Vuillemin Quartet
Dia 28 de maio
22h00 Concerto Les Triplettes de Lisbonne
23h30 Concerto Swing na Guelra
00h15 Jam session
Dia 29 de maio
15h00 Workshop de dança Blues&Swing
17h30 Concerto Tributo a Django Reinhardt + Dança Blues&Swing
Preço dos Bilhetes: Diário – 15€; Passe Geral – 25€