O Festival de Jazz Bernardo Sassetti arranca na sua segunda edição no próximo mês de dezembro, nos dias 7, 8, 9 e 10, na cidade do Porto. O evento musical, organizado pela Casa Bernardo Sassetti, conta com concertos na Casa das Artes e na Casa da Música, além de Jam Sessions no Café Concerto.
■ Na quinta-feira, 7 de dezembro, Kevin Hays e cabeça de cartaz do festival, sobe ao palco na Casa da Música, pelas 21h00. O músico conta com colaborações com artistas de destaque como Brad Mehldau, Lionel Loueke, Joshua Redman, Chris Potter e John Scofield, e promete uma performance envolvente.
■ Na sexta-feira, 8 de dezembro, Nomad Nenúfar, para uma experiência sonora única, na Casa das Artes, às 18h00. Mais tarde, às 21h30, Yumi Ito, cantautora suíço-japonesa em ascensão, assumirá o protagonismo, trazendo uma abordagem refinada ao jazz.
■ No sábado, 9 de dezembro, Filipe Raposo e Ricardo Toscano. Às 18h00, Filipe Raposo conduzirá um cine-concerto na Casa das Artes, e às 21h00, Ricardo Toscano, juntamente com o seu quarteto, revisitará a música de Bernardo Sassetti, na Casa da Música.
■ No domingo, 10 de dezembro, o festival encerra na Casa da Música com um concerto de Carlos Azevedo Quarteto, às 16h00, e com Neighbour Lizard e John O’Gallagher, às 17h00.
As Jam Sessions acontecem no Café Concerto, entre as 22h30 e as 23h00, e os sets de abertura estarão a cargo de Gil Silva Trio, no dia 7 de dezembro, Miguel Meirinhos Trio no dia 8 de dezembro e João Ferreira Trio no dia 9 de dezembro.
As Jam Sessions serão o ponto de união entre todas as atividades do festival, sendo convidado um diferente trio em cada dia para fazer o set de abertura. Neste momento especial, professores, alunos e músicos profissionais terão a oportunidade de se apresentar e interagir num ambiente descontraído, estabelecendo conexões não apenas entre eles, mas também com a plateia.
O Festival de Jazz Bernardo Sassetti tem a particularidade de ser itinerante, garantindo que cada edição anual decorre numa cidade diferente e envolve a totalidade do município do Porto, desde a autarquia, aos espaços de dinamização cultural locais, e os músicos de jazz da região em causa.
Nesta segunda edição, o evento conta com o apoio da República Portuguesa/Direção Geral das Artes, da Casa da Música e Casa das Artes do Porto, da Égide – Associação Portuguesa das Artes, da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e do Três Agá Estúdio.
“Com este festival, pretendemos incentivar os músicos a tocar os seus próprios projetos, honrando a liberdade criativa que Bernardo Sassetti prezava, valorizava e que tanto o caracterizava. Acreditamos que a melhor forma de honrar o nome do artista e agir no tecido cultural é através da formação. Por esse motivo, também este ano o fim-de-semana será antecedido de um workshop direcionado a estudantes de jazz com o quarteto do incontornável músico e pedagogo Carlos Azevedo”, sublinhou Inês Laginha, Diretora Artística da Casa Bernardo Sassetti, citada em comunicado.
“O que se pretende gerar com esta iniciativa é uma sinergia em torno do festival, criando atividades que promovam a união entre público, músicos profissionais e jovens estudantes”, concluiu Diretora Artística.
O evento conta também com workshop de Carlos Azevedo nos dias 8 e 9 de dezembro, com apresentação dos alunos na manhã de dia 10. Esta é mais uma oportunidade única para estudantes de jazz explorarem a diversidade de estilos e a qualidade artística em Portugal, já que a frequência do workshop garante entrada livre em todos os eventos do festival.