A 1ª edição do Festival Cidades Resilientes reúne, em Coimbra, a 16 e 17 de julho de 2021, mais de três dezenas de personalidades, para uma reflexão sobre as grandes questões que se colocam às cidades na atualidade. Um encontro quando Coimbra é candidata a Capital Europeia da Cultura, em 2027.
A iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Coimbra em parceria com o Gerador vai pensar a organização e o propósito das cidades. No Festival Cidades Resilientes pretende discutir-se, com amplitude e pluralidade, o significado das cidades, a sua sustentabilidade e regeneração e a forma como podem ser construídas para as gerações seguintes. Coimbra, pela sua particular situação geográfica, de uma cidade com uma duplicidade urbana e rural, é o ponto de partida para repensar o conceito de cidade em 2021.
De entre os vários participantes já confirmados encontram-se nomes da academia, da política e das artes: Carlos Fortuna, Clara Almeida Santos e Paulo Peixoto, investigadores da Universidade de Coimbra; Miguel Poiares Maduro, professor universitário e político; Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal; Saúl Neves de Jesus, sociólogo e vice-reitor da Universidade do Algarve, Miguel Castro Neto, ex-secretário de Estado, Pitanga, artista plástica, David Santos, historiador e curador de arte, e José Anjos, poeta.
Um conjunto alargado de oradores em conversas que vão decorrer no Convento São Francisco, em Coimbra, com transmissão online, no website do festival. Para a participação presencial a entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do website cidadesresilientes.pt, e no rigoroso cumprimento das orientações da DGS.
Festival percorre comércio local e ruas da cidade
O programa do festival inclui, ainda, e em paralelo com os momentos de conversa, masterclasses, entrevistas, workshops e sessões de poesia, iniciativas que acontecem em espaços do comércio local e pela cidade, como jardins, pátios e claustros. O programa completo encontra-se disponível em cidadesresilientes.pt.
Uma iniciativa que pretende descobrir mais sobre o planeamento e sociologia urbana, a relação das cidades com a sustentabilidade e regeneração, a cultura e a educação, a antropologia ou a importância do digital.
Influenciadores digitais dão a conhecer uma outra perspetiva de Coimbra
Esta primeira edição do Festival Cidades Resilientes pretende também ir para lá dos habituais pontos icónicos e incontornáveis da cidade e para isso foram convidados vários influenciadores digitais que irão percorrer outros os locais, talvez mais especiais, de Coimbra, partilhando, através dos seus perfis, a verdadeira essência da cidade. Alex Coelho Lima, Gonçalo Saraiva, Jéssica Reis e Zé Vitro são os instagrammers de serviços nesta primeira edição.