No Montijo as tradicionais Festas Populares de S. Pedro decorrem de 27 de junho e 2 de julho. Do programa fazem parte concertos, largada de toiros, animação e atividades para toda a família, as festividades religiosas que incluem duas procissões são um dos pontos altos.
O concerto comemorativo dos 40 anos de carreira do músico Paulo Gonzo, cabeça de cartaz das Festas Populares de S. Pedro no Montijo, decorre a partir das 22h00, do dia 2 de julho, na Praça da República. Na mesma noite decorre o encerramento oficial das festas, com o fogo-de-artifício piromusical e a queima do batel, na Frente Ribeirinha.
A partir do dia 27 de junho, quarta-feira, há vários espetáculos. Nesta noite, o grupo The Black Mamba sobe ao palco instalado na Praça da República, pelas 22h00. Outro dos momentos altos é o Bibe Elétrico, com duas saídas, nos dias 27 e 30 de junho, a partir das 00h00.
No dia 29 de junho está marcada a procissão fluvial em devoção a S. Pedro com várias embarcações de pesca engalanadas a escoltarem uma principal que transporta a imagem do S. Pedro, a partir das 15h00 da Base Aérea n.º 6, até ao Cais das Faluas, com chegada prevista para as 17h00, o cortejo termina na Igreja do Espírito Santo, e a procissão noturna, uma das maiores do país, a começar às 22h00, na Igreja Matriz do Montijo.
A 30 de Junho, dia de S. Marçal, de manhã, junto à capela do Senhor Jesus dos Aflitos – Quinta do Saldanha, dá-se o ritual da “lavagem” da classe piscatória, seguindo-se a arrematação das bandeiras e da imagem de S. Pedro.
Nas Festas Populares de S. Pedro no Montijo há ainda espaço para as largadas, que este ano vão ser oito, e para a corrida de toiros a ter lugar no dia 30 de junho, assim como a grande noite de comes e bebes do pescador, em diversas artérias.
Entre a programação de 2018 há três novidades: o 1.º Festival de Percussão do Montijo, a 1 de julho; um desfile motorizado das duas corporações e fanfarras de bombeiros do concelho; e o Kintal na VIA, um percurso musical feito pelas ruas com música direcionada ao público jovem nos dias 28 e 29 de junho.
Mais de 300 mil visitantes vão encher as ruas do Montijo participando nas Festas Populares de S. Pedro, que têm um programa com mais de 200 atuações e 5 mil participantes em palco.