A Festa do Chocolate de Matosinhos a decorrer de 2 a 17 de fevereiro com espaço próprio – uma grande tenda climatizada junto ao cruzamento das ruas de Alfredo Cunha e de Goa e jardins da Biblioteca Florbela Espanca. Um certame de chocolate que assume particular destaque no Dia de São Valentim, 14 de fevereiro.
O chocolate assume nesta grande Festa do Chocolate “as mais variadas declinações do mais famoso produto do cacau: bombons, bombocas, tabletes, brigadeiros, chocolate quente ou frio e muitas outras iguarias.”
O certame de entrada livre inclui “espaços de degustação, workshops destinados aos mais novos e momentos de showcooking” e “um espaço lounge para que o melhor chocolate da estação possa ser consumido com a tranquilidade que as coisas doces merecem.”
Festa do Chocolate é uma iniciativa que assenta numa parceria entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a Associação Andarte. A grande tenda do certame está aberta das 12h00 às 23h00; aos fins-de-semana abre 11h00 e ao sábado encerra à meia-noite.
Estudos científicos indicam que o chocolate reduz o risco de doença cardíaca e de diabetes ou seja os estudos mostram que o consumo de dois compostos do cacau leva a melhorias na função dos vasos sanguíneos, na pressão arterial, na rigidez arterial e no colesterol.
Se hoje estão provados os benefícios para a saúde o chocolate tem desempenhado um papel importante ao longo dos tempos, como alimento e criador de múltiplos sentimentos de bem-estar. “Só precisamos de amor. Mas um pedaço de chocolate de vez em quando também ajuda”, referiu Charles M. Schulz, o criador da doçura desenhada que são Charlie Brown e o beagle Snoopy, citado por Jorge Marmelo, assessor de imprensa da Câmara Municipal de Matosinhos.