Feridas ou lesões vermelhas nos pés e nas mãos (pés de COVID) em crianças e adultos jovens são causadas pela COVID-19, indicam as conclusões de um novo estudo de investigação publicado no “British Journal of Dermatology”.
Na maioria dos casos, os indivíduos afetados apresentam teste negativo à COVID-19, um teste tradicional envolvendo esfregaços na garganta e medições de anticorpos circulantes. Os investigadores do estudo descobriram que o vírus SARS-CoV-2, que causa o COVID-19, estava presente em biópsias da pele em crianças com sintomas dos dedos dos “pés de COVID”, apesar dos resultados negativos dos testes tradicionais.
As análises detetaram o coronavirus nas células endoteliais dos vasos sanguíneos da pele, bem como nas glândulas sudoríparas. A microscopia eletrónica numa biópsia também encontrou evidências de partículas virais nas células endoteliais.
“As nossas descobertas apoiam uma relação causal de SARS-CoV-2 com as lesões “pés COVID”. O dano endotelial induzido pelo vírus pode ser o principal mecanismo que causa estas lesões”, referiu Isabel Colmenero, do Hospital Infantil Universitário Niño Jesús, em Espanha, e principal autora do estudo.
A investigadora acrescentou: “Além disso, o dano vascular também pode explicar algumas características clínicas observadas em pacientes com COVID-19 grave”.