Acordo de garantia da Caixa Económica Montepio Geral (Montepio) junto do Fundo Europeu de Investimento (FEI), no montante de 20 milhões de euros, com o apoio do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), vai permitir que o Montepio conceda empréstimos atrativos a PME inovadoras portuguesas nos próximos dois anos.
A garantia do FEI é fornecida no âmbito da Iniciativa ‘InnovFin da UE para inovadores’, apoiada pelo Horizonte 2020, o Programa-Quadro da União Europeia (UE) para a Investigação e a Inovação.
Sobre o acordo com o Montepio, Carlos Moedas, Comissário europeu responsável pela Investigação, Ciência e Inovação, referiu que “apenas um mês depois do Banco Europeu de Investimentos (BEI) e Montepio terem assinado um acordo ao abrigo do Plano de Investimento”, com este novo acordo “são mais 20 milhões de euros para as empresas portuguesas”.
Para Carlos Moedas, o Plano de Investimento da Comissão Europeia tem vindo a provar que é “um grande recurso para estimular PME inovadoras e startups, e para criar novos empregos e oportunidades de crescimento”.
Pier Luigi Gilibert, Responsável Executivo do FEI, indicou que “a inovação é um fator-chave para impulsionar o crescimento e o emprego na economia europeia. Esta assinatura do acordo, no âmbito do InnovFin FEIE, com o Montepio é um exemplo claro de como o FEI, em conjunto com os bancos locais, pode ajudar a financiar empresas inovadoras”.
João Lopes Raimundo, do Conselho de Administração Executivo do Montepio, referiu que através do acordo de garantia ao abrigo da Garantia PME InnovFin, “o Montepio pretende reconhecer, incentivar e apoiar empresas com estratégias centradas na Investigação e Desenvolvimento (I&D), como sejam os investimentos para produção ou desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços”.