A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) tem aberto, até 19 de dezembro de 2016, um concurso para atribuição de 18 bolsas para a realização de estágios tecnológicos em três organizações científicas internacionais: Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), a Agência Espacial Europeia (ESA) e o Observatório Europeu do Sul (ESO).
Os candidatos às bolsas têm de ser portugueses e possuir pelo menos o grau académico de licenciatura e estarem no início da carreira. Os estágios têm como objetivo proporcionar aos candidatos uma oportunidade de realizarem formação avançada em organizações científicas internacionais de referência.
As bolsas a concurso são dirigidas a diversas áreas. Os estágios podem ser realizados nas áreas da engenharia, ciências naturais e informática, mas também em áreas como a gestão, transferência de tecnologia e inovação, comunicação, direito, ciências políticas e economia.
Estes estágios tecnológicos têm a duração máxima de dois anos e realizam-se ao abrigo dos Acordos celebrados pela FCT com o CERN, a ESA e o ESO. Os candidatos selecionados vão ter a possibilidade de desenvolver um plano de formação complementar (on-the-job training) em domínios tecnológicos estratégicos para aumentar a competitividade das empresas portuguesas.
No processo de seleção para a atribuição das bolsas são valorizadas “as candidaturas com maior relevância para o país, adequadas designadamente às áreas temáticas indicadas pela indústria, às experiências e aos programas em que Portugal participe”, bem como são “valorizados os candidatos com atividade profissional ou científica relevante após o fim da formação académica”, refere a FCT na apresentação do concurso às bolsas.