A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) acaba de divulgar os resultados da 3.ª edição do Concurso para Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no âmbito da Prevenção e Combate de Incêndios Florestais, lançado em dezembro de 2019 tendo sido selecionados 19 projetos para financiamento, dentro de 81 candidaturas avaliadas.
Os 19 projetos a financiar correspondem a um investimento total de 5 milhões de euros. Estes projetos têm como objetivo promover a investigação científica e a inovação, permitindo a produção de novos conhecimentos e fortalecendo as competências técnicas, em diferentes áreas importantes para a prevenção e o combate de fogos rurais, numa perspetiva multidisciplinar, e incorporando uma componente de divulgação e de aplicação dos resultados que venham a ser obtidos.
Os projetos selecionados distribuem-se pelas seguintes áreas de investigação:
■ Atitudes e comportamentos face à prevenção e combate de incêndios e gestão do território – 3 projetos;
■ Governação dos recursos florestais – 3 projetos;
■ Gestão e valorização da biomassa nos espaços rurais – 4 projetos;
■ Modelos de organização e gestão das áreas florestais – 1 projeto;
■ Modelos de ordenamento e silvicultura preventiva – 2 projetos;
■ Meteorologia, previsão e gestão do risco – 3 projetos;
■ Restauro pós-fogo e gestão florestal – 1 projeto;
■ Saúde e segurança ocupacional dos técnicos de combate – 2 projetos.
Com um total de 56 projetos a FCT concluiu a seleção dos projetos orientados para a prevenção e combate de incêndios florestais que envolvem uma dotação orçamental total de 15 milhões de euros.