FCT divulga resultados provisórios do Concurso de Projetos Exploratórios

FCT divulga resultados provisórios do Concurso de Projetos Exploratórios
FCT divulga resultados provisórios do Concurso de Projetos Exploratórios. Foto: Rosa Pinto

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) divulgou os resultados provisórios do Concurso de Projetos Exploratórios em todos os domínios científicos 2023. O concurso corresponde a um investimento de cerca de 20 milhões de euros, que é suportado por fundos nacionais através do orçamento da FCT.

De acordo com a FCT o concurso vai apoiar, pelo menos, 400 projetos de investigação de caráter exploratório (PEX), que têm a duração de 18 meses, e envolvem por projeto um financiamento máximo de 50 mil euros, com adiantamento inicial de 75% do montante atribuído.

Do concurso verifica-se que os projetos PEX recomendados para financiamento estão distribuídos por vários domínios científicos, nomeadamente: Ciências Médicas e da Saúde, em 22,1%; Ciências da Engenharia e Tecnologias, em 17%; Ciências Naturais, em 15,5%; Ciências Sociais, em 16,3%; Ciências Exatas, em 12,8%; Ciências Agrárias, em 7,8%; e Humanidades, em 8,5%.

Na liderança dos projetos a serem financiados estão em maioria investigadoras, que representam 55% do total dos líderes. Quanto à origem verifica-se que 16% são investigadores estrangeiros, de 21 nacionalidades, que trabalham em centros de investigação em Portugal e lideram 64 dos projetos selecionados.

O concurso possui várias novidades face aos anteriores:

1.Pela primeira vez, os projetos financiados vão beneficiar, do novo modelo de montantes fixos (“lump sums”), com adiantamento inicial de 75% do montante atribuído, representando uma significativa simplificação dos procedimentos administrativos.

2.Foi adotado, também pela primeira vez, o sistema de CV narrativo para uma avaliação mais qualitativa e abrangente da diversidade dos percursos dos investigadores.

3.Os projetos financiados podem ainda beneficiar de tempo de cálculo nos supercomputadores Deucalion ou MareNostrum 5, sem necessitar de uma avaliação científica adicional.

A FCT descreve que as candidaturas decorreram entre 22 de dezembro de 2023 e 1 de março de 2024, e que houve 1.890 candidaturas, tendo 1.791 sido admitidas para avaliação, em conformidade com os termos do aviso de abertura de concurso.

As candidaturas foram avaliadas por 33 painéis de avaliação, de diferentes áreas científicas, tendo participado neste processo 364 avaliadores afiliados a instituições estrangeiras de 40 países.