A FCT abriu concurso destinado a apoiar ações de formação avançada através da atribuição de bolsas de doutoramento. As bolsas de doutoramento consistem “num subsídio que é atribuído a investigadores em formação para realizarem atividades de natureza científica e tecnológica em regime de dedicação exclusiva”. As atividades devem ter como objetivo a obtenção do grau académico de doutor.
“A abertura do concurso durante o mês de março tem como objetivo permitir que os candidatos tenham conhecimento dos resultados antes do início do ano letivo, de forma a poderem melhor planear a sua investigação”, refere a FCT na página da Web referente ao concurso.
Às bolsas podem ser candidatos os cidadãos nacionais, mas também os de outro Estado-Membro da União Europeia, e ainda de países terceiros com o título de residência ou ao abrigo de acordos bilaterais entre Portugal e esses países.
A FCT indica que o concurso de 2017 apresenta algumas mudanças em relação aos anteriores, pelo que aconselha a ter em atenção as especificidades definidas no novo regulamento do concurso. A obrigatoriedade de entregar os certificados de habilitações ou em determinadas situações uma declaração de compromisso de honra, são imprescindíveis para que a candidatura seja aceite. Os critérios para avaliação da candidatura também sofreram alterações nomeadamente ao nível do subcritério ‘percurso académico’.
Para uma informação completa e para proceder à respetiva candidatura aceda à página Web do concurso.