No sábado, 11 de maio, pelas 19 horas, Fausto Neves, um dos mais notáveis pianistas nacionais, sobe ao palco do Estúdio da Orquestra Jazz de Matosinhos para um recital totalmente dedicado a composições de Ludwig van Beethoven “que assinalaram a rutura com as esgotadas tradicionais e estereotipadas variações clássicas, iniciando uma época de monumentos musicais”.
O concerto de piano que está integrado no programa de música erudita de Matosinhos é de entrada gratuita. O recital abre com a ‘Pastoral’, “sonata que, em 1801, constituiu uma espécie de epílogo para o trabalho que Beethoven realizou durante o século XVIII ”preparando terreno para as sonatas experimentais que se lhe seguirão e que conduziram à genialidade de peças como ‘Tempestade’, ‘Waldstein’, ‘Apassionata’ ou ‘Les Adieux’”.
O recital segue com “Seis Variações sobre um Tema Original em Fá Maior, op. 34”, que é “testemunho da entrada do compositor alemão numa nova era de maior liberdade e criatividade”.
No fecho do recital a “Sonata em Mi maior, op. 109”, “correspondente à fase monumental da obra de Ludwig van Beethoven, arrebatadora e de grande inventividade”.
Fausto Neves tem nas últimas cinco décadas subido aos palcos das grandes salas nacionais, mas também da Europa e da América. O Solista é hoje um dos mais distintos pianistas nacionais, possuidor, segundo João de Freitas Branco, de “uma interioridade fina, com sentido de estilo”.
O ciclo de piano do programa Música em Matosinhos vai decorrer até 29 de junho, e do programa constam também nomes como: Pedro Burmester, Artur Pizarro, Luís Pipa, Marta Meneses ou Vasco Dantas. A Música em Matosinhos é programa de música erudita da Câmara Municipal de Matosinhos, que acontece há mais de uma década e inclui este ano, entre outros, um conjunto de recitais do Quarteto de Cordas de Matosinhos nas igrejas do concelho, com o objetivo de descentralizar e democratizar o acesso e a fruição da música clássica.