A Verve, empresa especializada em software “passa-palavra” na área dos espetáculos de música ao vivo, anunciou hoje seu lançamento em Portugal. Através de uma estratégia inovadora em software permite que os festivais desenvolvam a sua marca e impulsionem as vendas de ingresso.
Num mercado de festivais que tem vindo a crescer e por isso muito dinâmico torna-se cada vez mais difícil que os eventos ao vivo esgotem a capacidade e sobretudo retenham anualmente os públicos. A Verve contribui que os eventos transformem os fãs de festivais em embaixadores ao venderem bilhetes aos amigos em troca de vantagens tais como bilhetes gratuitos e experiências VIP. Isto permite que os eventos cheguem a novos públicos e reforcem as vendas e aumentem a fidelidade dos fãs.
A partir de hoje, os fãs dos festivais de música podem inscrever-se como embaixadores de alguns dos principais festivais em Portugal com os quais a Verve colabora e vender bilhetes em troca de recompensas. O crescente número de parceiros de festivais da Verve oferece dezenas de prémios sob a forma de experiências que vão desde passes para os bastidores, acesso rápido, conhecer e cumprimentar artistas e bilhetes gratuitos, merchandising vales de refeições e bebidas. Alguns festivais oferecem mesmo um tratamento excecional aos embaixadores, de acordo com os resultados.
Helio Lopes, embaixador do Reverze em Portugal, referiu, citado pela Verve: “O meu primeiro contacto com a Verve foi através do Instagram do Reverze festival, vi que a Verve era um ótima ferramenta simples e rápida que permitia a quem vendesse bilhetes ter direito a prémio para si ou para oferecer às pessoas que compravam através do embaixador.”
“Os festivais em Portugal têm muito a ganhar com colaborações com a Verve já que por experiencia própria perdi a conta das partilhas que vi do Reverze nas redes sociais tanto dos embaixadores como de pessoas que compraram bilhete aos embaixadores. Com a experiencia que tive decidi imediatamente que irei fazer mais parcerias com a Verve para vender bilhetes e se for para festivais em Portugal melhor.”
Para os parceiros dos festivais as vantagens são interessantes, indicou José Diogo, Marketing e Comunicação do LISB-ON: “O principal contributo que a Verve traz ao LISB-ON, além de mais um canal de vendas, é a capacidade de envolvimento entre o embaixador e o festival, na medida que este não será financeiramente remunerado mas através de experiências no festival. Isto permite-nos fidelizar um público que se identifica connosco e com os nossos artistas.”
Para Pedro Abelha, diretor de marketing e Comunicação da RFM SOMNII, “a parceria entre o RFM SOMNII e a Verve dará a oportunidade aos nossos verdadeiros fãs de se envolverem de tal forma com a marca, que acabarão por fazer parte do sucesso e da história do RFM SOMNII. Acreditamos no poder desta parceria que além de potenciar vendas vai permitir reforçar a pegada digital do RFM SOMNII, enquanto maior festival de praia da Europa.”
Também Liam Negus Fancey, cofundador da Verve, comentou o lançamento em Portugal, e referiu: “Estamos muito entusiasmados com este lançamento em Portugal, palco de alguns dos maiores festivais do mundo, da música eletrónica às músicas do mundo e ao rock and roll. Trata-se de algo absolutamente novo para os amantes de festivais em Portugal, que se podem inscrever e ver assim espetáculos ao vivo dos seus artistas favoritos de uma forma sem igual. Criámos esta empresa cientes de que a melhor maneira de comprarmos algo é através da recomendação de um amigo. Para os parceiros portugueses de festivais os números são reveladores e demonstram que a Verve pode assumir-se como um canal de vendas forte.”
A Verve aponta para um mercado global de festivais que rondará os 4,6 mil milhões em 2021. Até à data, a comunidade mundial da Verve, com 14.000 embaixadores em mais de 20 países, já vendeu mais de 500.000 bilhetes para mais de 500 dos melhores eventos do mundo. De entre os clientes europeus contam-se o Sónar, Live Nation, Lollapallooza, Benicassim, Wireless, Download e muitos mais. No final de 2017, a Verve angariou 18,5 milhões de dólares em financiamento de Série B para alimentar seu crescimento a nível global, com particular incidência na Europa. A empresa conseguiu 40 milhões de dólares de financiamento de capital de risco até o momento.
A empresa continua a expandir-se globalmente com um produto localizado e equipas de apoio ao cliente em Portugal, Bélgica, Alemanha, Holanda, França, Espanha e países nórdicos. O crescimento recente em Portugal e no resto da Europa também foi reforçado após a sua integração nas principais empresas de venda de bilhetes, incluindo a StubHub, Ticketmaster, Eventbrite, que comprou a Ticketea no ano passado, Paylogic e Front Gate Tickets.