A farmaceutica Neuraxpharm Group (Neuraxpharm) especializada em fármacos do domínio do Sistema Nervoso Central (SNC), acaba de anunciar a expansão das suas operações no sul da Europa com o lançamento da Neuraxpharm Portugal, sediada em Lisboa. A empresa vai cobrir a parte da região da Europa do Sul que compreende Itália, Espanha e Portugal.
A Neuraxpharm indicou que pretende consolidar a sua posição como especialista no SNC em Portugal, e disponibilizar no mercado do país, pela primeira vez, o seu amplo portfólio de produtos de saúde de marca. A Neuraxpharm, que planeia o primeiro lançamento comercial em Portugal em dezembro, desde ano, com um produto probiótico, vai aproveitar as suas redes industriais e experiência no SNC para disponibilizar o seu extenso portfólio aos pacientes.
Javier Mercadé foi nomeado Diretor da Região Sul no início deste ano, que passa a incluir Espanha, Itália e Portugal. A Neuraxpharm anuncia também a nomeação de Teng Dias como Diretor Comercial dos negócios em Portugal.
Para Javier Mercadé “com o mercado do SNC a crescer a 5%, um dos mais rápidos na Europa, Portugal representa uma excelente oportunidade para expandir a nossa presença no sul da Europa. A nossa ampla gama de produtos diferenciados pretende satisfazer as grandes necessidades não atendidas dos pacientes com patologias no SNC”.
Javier Mercadé tem mais de 25 anos de experiência na indústria farmacêutica em vários cargos seniores e tem sido fundamental na liderança do desenvolvimento da Neuraxpharm Spain, anteriormente Qualigen, desde 2006. A sua experiência anterior inclui cargos na Procter & Gamble, Vita, Roche e Prodesfarma. Javier é licenciado em Farmácia pela Universidade de Barcelona, possui um MBA da ESADE e um doutoramento da IESE Business School.
Especialista em estratégia de Vendas e Marketing, Teng Dias tem uma vasta experiência e conhecimento das estruturas de marketing e distribuição portuguesas. Antes de ingressar na Neuraxpharm, Teng Dias ocupou altos cargos em várias empresas farmacêuticas, incluindo a Baldacci e Sanofi-Aventis, onde liderou o desenvolvimento de negócios e a implementação de novas áreas estratégicas de negócios em produtos para a saúde, genéricos e medicamentos não sujeitos a receita médica. Teng é licenciado em Gestão de Marketing e possui um MBA em Marketing do IPAM.
A decisão da Neuraxpharm da expansão a Portugal deve-se ao rápido crescimento da Neuraxpharm na Europa, em 2019, que inclui também a expansão na Europa de Leste através da aquisição da Farmax e o estabelecimento de operações na Polónia e no Reino Unido. Ao mesmo tempo a farmacêutica lançou novos produtos, incluindo probióticos e a aquisição do negócio de canabidiol da S.T.U. na Suíça.
Portugal torna-se no 11.º mercado europeu no qual a Neuraxpharm vai ter presença direta e o sexto país em que a empresa amplia a sua presença em 2019.