A XVII Semana da Saúde, organizada pela Federação Académica do Porto (FAP), irá decorrer na Praia de Matosinhos, de 15 a 17 de julho, das 10h00 às 18h00. Mais de 100 voluntários da Academia do Porto vão promover atividades de desporto, saúde e bem-estar, com sensibilização para os cuidados com a saúde e realização de rastreios gratuitos.
Nos três dias, vão ser efetuados rastreios cardiovasculares para avaliar a tensão arterial e glicemia, e uma sensibilização para o risco de diabetes e hipertensão arterial. Além disso, por alunos da área da Psicologia será feira orientação no âmbito da saúde mental, mas também haverá aconselhamento farmacêutico, com destaque para as boas práticas de cuidados com a pele e o uso consciente e informado de fármacos, assim como recomendações de saúde oral.
No campo da nutrição, por exemplo, os interessados podem avaliar o Índice de Massa Corporal, esclarecer dúvidas sobre nutrição no desporto e receber orientações para um estilo de vida saudável e equilibrado.
Uma iniciativa que “permite a aprendizagem mútua, tanto dos voluntários como dos participantes, e, no fim, todos beneficiam de um ainda maior conhecimento nas áreas disponibilizadas”, referiu Francisco Porto Fernandes, presidente da FAP, citado em comunicado.
“As edições anteriores demonstram a importância destas iniciativas e a elevada adesão da população, que beneficia gratuitamente de cuidados com a ajuda de todos os voluntários ligados à área da saúde e não só”, sublinhou Francisco Porto Fernandes.
A FAP reconhece que a literacia em saúde é uma prioridade, e por isso promove momentos de sensibilização sobre o funcionamento do sistema de saúde em Portugal. É preciso desmistificar conceitos sobre as idas aos serviços de urgência, SNS24 e o funcionamento dos centros de saúde.
Durante a XVII Semana da Saúde, e através de parcerias estabelecidas com entidades que atuam na prevenção da doença e promoção da saúde, vão ser realizados rastreios a infeções sexualmente transmissíveis e rastreios visuais. A Semana da Saúde conta, também, com atividades de desporto informal na Praia de Matosinhos.
“É fundamental dedicar mais tempo e atenção à saúde e, independentemente da idade ou condição física, esperemos que todos os que passem pela Praia de Matosinhos adiram às atividades e rastreios”, recomendou o presidente da FAP.