Mais de 3,5 milhões postos na área da cibersegurança ficarão por preencher em 2023, em todo o mundo, destes, mais de 750.000 só nos EUA. A falta de especialistas em cibersegurança pode levar a que a uma inadequada deteção de ameaças e a fraca segurança dos sistemas e redes.
As organizações estão a procurar subcontratar operações e manutenção diárias a fornecedores de Tecnologias de Informação (TI) e de segurança para colmatar a falta de técnicos que garantam eficazmente a segurança.
A empresa especializada em soluções de cibersegurança definiu sete formas que podem ajudar na segurança das organizações:
1.Segurança atualizada continuamente. Manter-se à frente das ameaças cibernéticas requer mecanismos de defesa em tempo real. Uma solução Secure Access Service Edge (SASE) – arquitetura baseada na Cloud que entrega serviços de rede e segurança destinados a proteger utilizadores, aplicações e dados, fornece a mais recente inteligência contra ameaças para bloquear automaticamente os sites de malware e phishing mais recentes. Isso minimiza a mão-de-obra necessária para manter os seus firewalls e gateways atualizados e prontos para bloquear as ameaças mais recentes, e elimina a necessidade de verificar e atualizar manualmente as soluções com as informações mais recentes sobre ameaças.
2.Gestão de patches sem esforço. O processo tradicional de aplicação de patches pode consumir uma quantidade substancial de recursos e tempo de TI. Com uma solução SASE, a responsabilidade de aplicar patches para vulnerabilidades em gateways, navegadores, aplicativos e sistemas é transferida para o provedor de segurança na cloud (SASE). Em vez de aplicar patches para novas vulnerabilidades todos os fins-de-semana, um IPS na cloud garante que os sistemas sejam virtualmente corrigidos e protegidos, para que sua organização esteja segura mesmo que não tenha tido tempo de aplicar patches nos próprios sistemas.
3.Backup e restauração simplificados. As soluções SASE oferecem serviços de backup e restauro baseados na cloud, o que significa que pode descarregar a responsabilidade de criar periodicamente backups, geri-los e restaurá-los, uma vez que esta funcionalidade é mantida pelo seu fornecedor de serviços na cloud.
4.Escala automatizada para um ótimo desempenho. Os picos sazonais podem colocar em stress as infraestruturas tradicionais, uma vez que os novos utilizadores precisam de aceder a recursos empresariais críticos, quer esses recursos sejam aplicações Web, SaaS ou privadas. As soluções SASE aliviam a pressão fornecendo capacidades de realizar uma escala automatizada, aproveitando a flexibilidade das clouds privadas ou públicas, para garantir um ótimo desempenho durante os períodos de elevada procura. Além disso, o SASE acomoda os desafios que vêm com fusões e aquisições, integrando perfeitamente novas entidades na rede.
5.BC/DR incorporado. As soluções SASE vêm com recursos de continuidade de negócios e recuperação de desastres (BC/DR) como parte do serviço em nuvem. Precisa de planear uma situação de força maior, como um incêndio, uma inundação ou um terramoto? As soluções SASE fornecem normalmente PoPs redundantes na mesma região de disponibilidade para que possa manter uma ligação local rápida ao seu fornecedor de segurança na nuvem e continuar a ser produtivo.
6.Automatização de tarefas. Uma das principais vantagens da SASE é a sua capacidade de automatizar a criação de tarefas. Ao simplificar as operações e ao acompanhar os seus atuais sistemas de help desk e chat (por exemplo, ServiceNow, Jira, Teams), as soluções SASE simplificam as operações de TI. Isto permite que as equipas de TI se concentrem em iniciativas estratégicas em vez de tarefas manuais de rotina.
7.Redução da sobrecarga administrativa. A consolidação dos principais produtos de segurança de rede numa única plataforma SASE reduz significativamente a sobrecarga diária. Isto permite-lhe gerir tudo numa única plataforma para ZTNA, SWG, FW, DLP, AV e muito mais. Uma plataforma significa que a sua organização pode maximizar a eficiência das suas equipas de TI existentes.