A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), em parceria com o Metropolitano de Lisboa, apresentam a Exposição “Prémio Arquitetura do Douro” na Estação do Metro Baixa-Chiado, em Lisboa.
A exposição, que tem como objetivo a divulgação do prémio, propõe um olhar sobre os, até agora, cinco vencedores do galardão atribuídos à Arquitetura do Douro. A exposição inaugurada a 1 de agosto fica patente ao público até ao final do mês.
O Prémio Arquitetura do Douro é um concurso bienal, em que para a atual edição estão as candidaturas abertas, até 30 de setembro de 2019. Uma iniciativa promovida em parceria com a Ordem dos Arquitectos- Secção Regional do Norte, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Direção Regional da Cultura do Norte.
Ao prémio podem concorrer intervenções de construção, conservação ou reabilitação de edifícios ou conjuntos arquitetónicos, bem como intervenções de desenho urbano em espaço público.
A iniciativa é também um projeto dinamizador das boas práticas do exercício da arquitetura realizadas na região após a inscrição do Alto Douro Vinhateiro na Lista do Património Mundial da UNESCO, em 14 de Dezembro de 2001.