A exposição “Pré-textos Pompeuanos” do mestre-pintor Orlando Pompeu, está, a partir de 10 de julho de 2021, aberta ao público no Palácio do Raio, um dos mais notáveis edifícios de arquitetura civil da cidade de Braga, em estilo barroco joanino.
Na inauguração da exposição, promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Braga, e que seguiu as regras e condicionantes inerentes ao momento de pandemia, teve a presença de amigos e admiradores do pintor bem como de colecionadores de obras.
Nesta nova exposição, composta por obras conceptuais, acrílico sobre tela e aguarelas, Orlando Pompeu, um dos mais conceituados artistas plásticos portugueses da atualidade, exibe um conjunto significativo de trabalhos inéditos marcados pela criatividade, originalidade e contemporaneidade. O pintor que é uma referência nacional e internacional está representado, através das suas obras, em variadas coleções particulares e oficiais em Portugal, Espanha, França, Suíça, Inglaterra, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Dubai e Japão.
A inauguração da exposição, que computou um prelúdio musical abrilhantado pelo cantor Hugo Torres e a violonista Catarina Pereira, vai estar patente ao público durante todo o verão de 2021 num dos principais locais a visitar da cidade de Braga.