A Exposição de Atividades Económicas de Reguengos de Monsaraz – ExpoReg, que vai na 27ª edição, decorre de 14 e 18 de agosto, no Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz. No certame, cerca de uma centena de empresas, empresários e instituições promovem os seus produtos e serviços, realizam contactos e concretizam negócios.
A edição de 2019 da ExpoReg é dedicada à apicultura no Alentejo. Para além das empresas produtoras de mel, haverá também expositores nas áreas do comércio de automóveis, veículos motorizados, bicicletas, máquinas agrícolas, mobiliário, doçaria, produtores de vinho, hotelaria, operadores náuticos, agências de viagens, produtores de queijo, seguros, imobiliário, artesanato, entre outros. O certame terá ainda a exposição de pecuária com dezenas de caprinos, ovinos e bovinos de vários produtores do Alentejo.
■ Dia 14 de agosto, quarta-feira, às 18h00, está marcada a abertura da ExpoReg, e à noite do mesmo dia, pelas 22h00 tem inicio a terceira edição do Festival Internacional Reguengos Wine & Blues, produzido pela empresa Trovas Soltas, com a banda portuguesa Delta Blues Riders a subir ao palco.
Delta Blues Riders foi a vencedora do Portuguese Blues Challenge 2018 e representou Portugal no European Blues Challenge 2019. Este grupo do Porto é composto por Paulo Veloso (voz, piano, hammond, guitarra, dobro e harmónica), Jorge Loura (guitarra), António Ferro (baixo) e Miguel Pardal (bateria) e no festival vai apresentar um reportório em que reinventa as sonoridades que originaram o Blues.
Ainda no dia 14 de agosto, às 23h30, vão ouvir-se os Blues alegres com influências desde o Mississipi até Chicago da banda espanhola Guitar Not So Slim. A banda de Cáceres é liderada pelo canadiano Troy Nahumko (guitarra e voz). A banda surgiu há cerca de uma década e tem também na sua formação os espanhóis Moi Martin (baixo e voz), José Luis Naranjo (harmónica) e Lalo Gonzalez (bateria).
Já a partir da meia-noite e meia hora, vai haver uma largada de toiros num recinto junto ao Parque de Feiras e Exposições.
■ No dia 15 de agosto, quinta-feira, pelas 18h00, realiza-se a corrida de toiros comemorativa do 15º aniversário do Grupo de Forcados de Monsaraz. Na Praça José Mestre Batista vão estar os cavaleiros Luís Rouxinol, João Moura Caetano, Manuel Telles Bastos, Duarte Pinto, Francisco Núncio e Marcos Bastinhas. Os forcados de Monsaraz pegam em solitário os toiros da Ganadaria Pinto Barreiros.
Pelas 22h00 inicia-se a segunda noite do festival internacional Reguengos Wine & Blues com o concerto dos T- Roosters, duo italiano que em 2016 chegou à semifinal do International Blues Challenge, ficando assim nas 20 melhores bandas das 150 que participaram de todo o mundo no concurso realizado em Memphis (Estados Unidos da América). Em Reguengos de Monsaraz, Tiziano “Rooster” Galli (guitarra e voz) e Marco Simoncelli (harpa de Blues) vão interpretar canções dos álbuns “No Monkey but the Blues” (2012), Dirty Again” (2015) e “Another Blues to Shout” (2017), juntando temas originais a músicas da origem do Blues e a novas sonoridades do swing, rock’n’roll e boogie woogie.
Às 23h30 sobe ao palco do festival a banda inglesa Animals and Friends, que teve origem nos The Animals. A banda mantém os membros originais John Steel (bateria) e Mickey Gallagher (voz e teclado), que tocou e gravou discos com Paul McCartney, The Clash, The Blockheads, Robbie Williams, Roger Daltrey e Annie Lennox, ficando a formação composta com Danny Handley (voz e guitarra) e Roberto Ruiz (voz e viola baixo). Os The Animals surgiram no início da década de 1960, tocaram no histórico Festival de Monterrey em 1967, que decorreu na Califórnia (Estados Unidos da América) e teve concertos, entre muitos outros, de Janis Joplin, The Who e Jimi Hendrix.
Em Reguengos de Monsaraz, o único concerto que a banda tem agendado em Portugal, vão tocar os grandes êxitos dos The Animals, como “House of the Rising Sun”, “Don’t Let Me Be Misunderstood”, “Bring It On Home”, “I Put A Spell On You”, “Night and Day”, “We Gotta Get Out Of This Place”, “Ain’t Got You”, “Baby Let Me Take You Home” e “Don’t Bring Me Down”. Até abril do próximo ano, a digressão da banda Animals and Friends inclui cerca de 50 concertos na Dinamarca, Itália, Holanda, Polónia, Reino Unido, França, Bélgica, Finlândia, Suécia, Alemanha e Austrália.
■ Dia 16 de agosto, sexta-feira, às 21h30 realiza-se o desfile temático La Zaragutía Mora com o Teatro Samarkanda. Nesta recriação medieval haverá música, fogo e pirotecnia que vão provocar a participação dos espetadores. Pelas 23h realiza-se o concerto com o grupo Rafa e Beltran e a partir da meia-noite e meia hora na pista de dança do Reguengos Emotions vão ouvir-se as músicas misturadas pelo Dj Mikas.
■ Dia 17 de agosto, sábado, entre as 8h30 e as 22h00, decorre o Concurso de Saltos Nacional – C no Centro Hípico Municipal. Às 10h inicia-se no auditório do pavilhão multiusos a Conferência “Apicultura no Alentejo – Sustentabilidade Económica e Ambiental”. Nesta conferência haverá comunicações sobre “Nutrição e reservas nutricionais da colmeia”, por Joaquim Pífano, “Apicultura e apicultores no concelho de Reguengos de Monsaraz”, por Célia Freire, e “Mel, um produto do “terroir””, por Vitor Lamberto.
A ExpoReg recebe a partir das 23h00 o concerto dos Virgem Suta. Esta banda pop/rock de Beja liderada por Jorge Benvinda e Nuno Figueiredo lançou o disco homónimo em 2009, “Doce Lar” em 2012 e “Limbo” em 2015. Em Reguengos de Monsaraz vão ouvir-se os seus grandes êxitos como “Ela Queria”, “Dança de Balcão”, “Linhas Cruzadas”, “Beija-me na Boca”, “Ficou Tanto por Dizer” e “Maria Alice”. A partir da meia-noite e meia hora sobe ao palco a banda D&M e haverá uma largada de toiros no recinto junto ao Parque de Feiras e Exposições.
■ Dia 18 de agosto, domingo, último dia da ExpoReg, das 8h30 às 22h00 continuam a realizar-se as provas do Concurso de Saltos Nacional – C. A fechar, pelas 23h, Mário Moita apresenta o espetáculo “20 anos Sons Ibéricos” para comemorar a data de lançamento do seu primeiro disco. Neste concerto, o cantor reguenguense vai retratar as suas viagens e o que aprendeu nas principais atuações pelo mundo.
Esta digressão de Mário Moita teve início e vai terminar no Brasil, passou por Macau e Hong Kong, e terá ainda atuações em Portugal, Espanha e Dinamarca. O cantor está a preparar para o próximo mês o lançamento de um disco gravado ao vivo no Brasil.
O Parque de Feiras e Exposições vai ter como atividades permanentes a 27ª Exposição de Atividades Económicas, a 24ª Exposição de Pecuária e a tradicional Feira de Santa Maria. A ExpoReg tem entradas gratuitas e o Pavilhão Multiusos vai estar aberto ao público na quarta-feira entre as 18h00 e a 01h00, quinta-feira e sexta-feira das 10h00 à 01h00, e no sábado e no domingo a partir das 17h00 até à 01h00.