Uma operação de evacuação médica permitiu que dois passageiros, de nacionalidade britânica, um do sexo masculino, de 86 anos de idade, e um do sexo feminino, de 81 anos de idade que se encontravam, em estado grave, a bordo do navio de passageiros BALMORAL fossem transportados para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
O navio de bandeira das Bahamas encontrava-se a navegar a cerca de 20 quilómetros a oeste do cabo da Roca e emitiu pedido pelo telefone de emergência no mar do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) a informar que tinha uma passageira com sintomas compatíveis com AVC em evolução, e um segundo incidente com outro passageiro, ocorrido quase em simultâneo, com quadro de enfarte agudo do miocárdio e edema agudo do pulmão.
O INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar) avaliou a necessidade das evacuações médicas como urgentes, e de seguida, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo da FAP foi solicitada a ativação de um helicóptero EH-101 para evacuação dos passageiros.
A Marinha, através do MRCC Lisboa, em articulação com a Força Aérea Portuguesa e o INEM – CODU-Mar, coordenou a operação de resgate e transporte dos dois passageiros do paquete para o Hospital, que decorreu com sucesso.
#rpfap A Força Aérea, em coordenação com a Marinha e o INEM, resgatou ontem dois passageiros doentes do paquete “Balmoral” pic.twitter.com/kpk0p4Axmw
— Força Aérea (@fap_emfa) 18 de janeiro de 2017