Eurodeputados apoiam nova assistência financeira ao Egipto e à Jordânia

Eurodeputados apoiam nova assistência financeira ao Egipto e à Jordânia
Eurodeputados apoiam nova assistência financeira ao Egipto e à Jordânia. Foto: © UE

O Comité de Comércio Internacional do Parlamento Europeu aprovou duas propostas na conceder ao Egito e à Jordânia empréstimos no valor de 4 mil milhões de euros e de 500 milhões de euros respetivamente.

Dada a situação económica e financeira crítica do Egito e o seu papel como uma importante presença estabilizadora em um cenário de tensões geopolíticas, numa região cada vez mais volátil, a Comissão Europeia propôs em 15 de março de 2024 apoiar o país com assistência macrofinanceira de até 5 mil milhões de euros em empréstimos.

O valor é divido num empréstimo de curto prazo de até 1 mil milhão de euros, que já entregue no final de 2024, e outra operação regular de até 4 mil milhões de euros a ser desembolsada em três parcelas. O comité de Comércio Internacional acaba de apoiar este último empréstimo.

Para a Jordânia, esta é a quarta operação assistência macrofinanceira desde 2013. Um apoio que deve ajudar a cobrir as necessidades residuais de financiamento do país, apoiar as reformas estruturais e reforçar os esforços de consolidação fiscal. Em janeiro, a Comissão anunciou um pacote financeiro adicional para ajudar a Jordânia a enfrentar desafios financeiros e outros.

“O apoio do Comité de Comércio Internacional a este empréstimo da União Europeia (UE) reflete a alta consideração deste Parlamento pelo Egito como um país parceiro. Ao ajudar o Egito, também estamos cuidando dos interesses da UE numa região instável. Ao endossar este empréstimo da UE para a Jordânia, o Comité está a ajudar a construir uma nova parceria com o país, que foi anunciada recentemente no mais alto nível”, referiu a eurodeputada relatora, Celine Imart, citada em nota do Parlamento Europeu.

A assistência macrofinanceira para o Egito foi aprovada pelo Comité de Comércio Internacional por 28 votos a favor, sete contra e cinco abstenções. A assistência macrofinanceira para a Jordânia foi aprovada por 35 votos a favor, dois contra e três abstenções.