A cidade de Essen na Alemanha irá tornar-se oficialmente a Capital Verde Europeia 2017 a partir de 21 de janeiro. Karmenu Vella, Comissário responsável pelo Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, transfere o título que deteve a cidade de Ljubljana em 2016.
Com mais de dois terços dos europeus a residirem em vilas ou cidades, enfrentar os desafios ambientais é da maior importância para a saúde e o bem-estar dos cidadãos. O galardão Capital Verde da Europa é uma forma de recompensar os esforços e o empenho na melhoria do ambiente urbano e no reforço da sensibilização para a necessidade de alterações ambientais a nível das cidades.
A impressionante transformação da indústria do carvão e do aço na Renânia do Norte-Vestefália é a prova de uma mudança estrutural bem-sucedida, tornando a cidade de Essen mais verde.
Essen irá servir de modelo para o desenvolvimento urbano sustentável, partilhando e promovendo as melhores práticas que foram testadas nesta cidade alemã.
Karmenu Vella afirmou, citado em comunicado: “Felicito Essen ao tornar-se Capital Verde Europeia 2017 um lugar mais saudável para viver”, a acrescentou que “os grandes progressos na sustentabilidade ambiental requerem visão, boa governança, liderança forte e envolvimento dos cidadãos”.
Thomas Kufen, presidente do município de Essen, afirmou: “Este prémio é o reconhecimento dos grandes esforços de Essen para se constituir como uma cidade em transformação, superando uma história industrial desafiadora para se reinventar como uma Cidade Verde”.
O presidente do município de Essen referiu ainda que todos iriam fazer esforços “para ser um exemplo para outras cidades europeias” encontrando soluções sustentáveis para os desafios urbanos. Thomas Kufen conclui indicando: “Estamos muito animados para mostrar à Europa o que Essen tem para oferecer no ano como Capital Verde da Europa 2017. ”
A Comissão Europeia está a desenvolver a ‘Green City Tool’, uma nova ferramenta que pode ser utilizada por qualquer cidade para avaliar e monitorizar o seu desempenho ambiental. A ferramenta, que se baseia nos 12 critérios utilizados para selecionar Capitais Verdes, irá ajudar as cidades europeias a melhorarem o seu ambiente urbano e a qualidade de vida.
Na escolha de Essen o júri ficou impressionado com algumas infraestruturas, projetos e objetivos:
- Um objetivo ambicioso de redução das emissões de CO2 em 40% até 2020;
- Os 128.000 metros quadrados de estradas com asfalto optimizador para redução de ruído;
- Um sistema de gestão da água com gestão das águas pluviais e prevenção de inundações;
- Os 376 quilómetros de ciclovias, prevendo-se um aumento de 25% do ciclismo até 2035;
- Criação de 20 000 postos de trabalho no sector ambiental até 2025;
- Com 95% da população a viver a 300 metros de áreas urbanas verdes;
- Recurso ao uso carro a ser reduzido em 29% até 2035;
- Inexistência de aterro de lixo doméstico desde os anos 60;
- O objetivo de reciclagem de 65% até 2020.
Durante 2017, a cidade de Essen, enquanto Capital Verde Europeia 2017, espera iniciar mais de 300 projetos para melhorar ainda mais a qualidade de vida dos habitantes e colocar a sustentabilidade no centro dos programas de desenvolvimento da cidade.